Foi Realizado Com Sucesso a '6ª Edição do Workshop Latino-Americano de CubeSats' na Capital Baiana

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
6ª edição do Workshop Latino-americano de CubeSats.

Segundo foi noticiado ontem (29/10) pelo portal da nossa Piada Espacial Brasileira (AEB), nos dias 22 a 24 de outubro, foi realizada no SENAI CIMATEC em Salvador, a 6ª edição do Workshop Latino-americano de CubeSats (em inglês Latin American CubeSat Workshop — LACW). O evento contou com o apoio institucional da AEB, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB) e do SpaceLab da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
O LACW é um importante fórum na América Latina para discutir avanços científicos e tecnológicos no campo dos CubeSats e foi realizado como evento satélite do X International Symposium on Innovation and Technology (SIINTEC), que teve cerca de 1000 participantes.
 
Durante o workshop, foram discutidos e apresentados trabalhos científicos em áreas como engenharia de sistemas, controle de atitude, telecomunicações, confiabilidade de sistemas, sistemas embarcados e constelações de satélites. A organização é feita por uma equipe técnica e científica de pesquisadores de diversas instituições, com o apoio dessas entidades.
 
É uma grande oportunidade para apresentar o "New Space" e suas oportunidades para a indústria, aproximando desenvolvedores e pesquisadores dos usuários finais da tecnologia CubeSat. Além disso, permite que especialistas e estudantes conheçam os mais recentes desenvolvimentos mundiais em tecnologias e aplicações de pequenos satélites; tenham a oportunidade de apresentar os desenvolvimentos regionais a colegas da América Latina e do resto do mundo; e fortalece redes de cooperação que permita e aumente a participação regional em atividades de pequenos satélites.
 
No dia 23, foram realizadas as palestras do Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi e do Dr. Viyas Gupta da Agência Espacial Européia (ESA). Leonardi apresentou um overview das atividades de cubesats, detalhando a importância que os cubesats tem nos ecossistemas espaciais latino-americanos. Além disso, ele mostrou um resumo dos principais projetos de satélites desenvolvidos no Brasil, com apoio da Agência.
 
Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi
 
"A AEB tem apoiado tradicionalmente as edições do workshop latino-americano de CubeSats, promovendo o amadurecimento da comunidade brasileira e latino-americana na área. Essa comunidade tem trabalhado intensamente no desenvolvimento de sistemas espaciais que, recentemente, ganharam grande relevância para o programa espacial brasileiro e para o avanço das atividades espaciais em toda a América Latina. O workshop foi uma excelente oportunidade para reunir colegas da academia, indústria e de organizações governamentais que atuam nesse setor", afirmou Leonardi.
 
O organizador, Eduardo Augusto Bezerra, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, ressaltou a importância do Workshop. “Essa interação direta entre pesquisadores renomados, tanto do cenário nacional quanto internacional, e estudantes de todos os níveis acadêmicos, certamente impulsiona o campo dos Cubesats na América Latina. É uma iniciativa que não só promove o intercâmbio de conhecimento, mas também fortalece a comunidade científica e industrial, abrindo portas para inovações futuras no setor espacial."
 
Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi; e Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paolo Gessini
 
Após a cerimônia de encerramento, foi realizada a pré-AR (Acceptance Review) do GOLDS-UFSC, o que gerou uma discussão de alto nível técnico entre a equipe de desenvolvimento da missão, e os membros da banca. A banca foi composta pelo Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paolo Gessini (AEB), o Coordenador de Satélites e Aplicações, Felipe Fraga (AEB), o Coordenador da Unidade Regional de São José dos Campos, Alexandre de Oliveira (AEB), Talita Possamai (UFSC), Jarbas Silveira (UFMA), Luis Loures (ITA), Victor Schulz (KYUTECH, Japão), e Viyas Gupta (ESA, Holanda).
 
 
 
👉Saiba mais sobre a edição anterior do Workshop:
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários