Gabinete dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Aprova a Criação do Conselho Supremo do Espaço

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Foto: Agência Espacial dos EAU
O MBR Explorer. O novo Conselho Supremo do Espaço dos EAU vai aprimorar a contribuição dos Emirados ao setor espacial.

No dia 07/10, o portal The National News informou que o Gabinete dos Emirados Árabes Unidos (EAU) aprovou a criação do Conselho Supremo do Espaço, e com o Sheikh Hamdan bin Mohammed como presidente, o novo órgão aprovará leis e políticas relacionadas ao setor.
 
De acordo com a nota do portal, os EAU estabeleceram um Conselho Supremo do Espaço para supervisionar o desenvolvimento de seu crescente setor espacial, com a autoridade para aprovar leis e políticas antes de serem introduzidas.
 
Sheikh Hamdan bin Mohammed, Príncipe Herdeiro de Dubai, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa, atuará como presidente do conselho, conforme anunciado na segunda-feira.
 
Algumas das funções do conselho incluirão a aprovação de políticas para regular o setor espacial e definir prioridades-chave em investimento, aquisições e desenvolvimento de infraestrutura.
 
A medida segue uma série de projetos espaciais que os EAU recentemente iniciaram, incluindo investimentos no projeto Gateway da Nasa – uma estação lunar em órbita de US$ 5,3 bilhões.
 
O Centro Espacial Mohammed bin Rashid (MBRSC) desenvolverá um módulo de eclusa para o Gateway, permitindo que os astronautas entrem e saiam da estação. Em troca, um astronauta emiradense deve participar de uma missão futura para a estação.
 
Fonte: Centro Espacial Mohammed bin Rashid, Agência Espacial dos EAU

Outro marco foi a recente fusão da YahSat e da Bayanat, de Abu Dhabi, resultando na formação da Space42 – uma das empresas espaciais mais valiosas da região. A Space42 fez sua estreia na Bolsa de Valores de Abu Dhabi em 1º de outubro.
 
O MBRSC, com sede em Dubai e presidido pelo Sheikh Hamdan, é responsável por executar missões espaciais, como o Programa de Astronautas dos EAU, satélites de observação da Terra e vários programas de pesquisa.
 
Enquanto isso, a Agência Espacial dos EAU, um órgão federal, desempenha um papel crucial na elaboração de leis e políticas relacionadas ao setor espacial, regulando atividades e supervisionando missões.
 
Ela também liderou projetos como a sonda Hope para Marte e está desenvolvendo a missão dos Emirados para o cinturão de asteroides, além de esforços para fortalecer o setor espacial privado do país.
 
Uma Visão de Longo Prazo
 
O Conselho Supremo do Espaço desempenhará um papel crítico na aprovação de leis, políticas e estratégias antes de sua promulgação.
 
Dentro de suas atribuições, também estará a aprovação de planos voltados para alcançar a segurança espacial em cooperação com parceiros internacionais, conforme postagens do Escritório de Mídia do Governo dos EAU.
 
O conselho supervisionará a gestão de infraestrutura, instalações e ativos no setor espacial. Além disso, revisará estratégias de capacitação, promovendo parcerias locais e globais para apoiar as ambições espaciais de longo prazo dos EAU.
 
Ele será responsável por aprovar os resultados de legislações, estratégias e programas nacionais em coordenação com órgãos relevantes.
 
"A decisão do Gabinete dos EAU de estabelecer o Conselho Supremo do Espaço representa um momento histórico na jornada de nossa nação rumo a se tornar um líder global no espaço, impulsionando nossas ambições e permitindo que alcancemos marcos ainda maiores nesse campo", disse Hamad Obaid Al Mansoori, presidente do MBRSC.
 
"O MBRSC se orgulha de contribuir para esses esforços e permanece dedicado a alcançar a visão de longo prazo de nossa liderança sábia, garantindo que os EAU continuem a liderar em exploração e inovação espacial", acrescentou.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários