O DCTA Expôs Projetos de Tecnologia e Defesa no Final de Setembro Durante o Domingo Aéreo do PAMA-SP

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagens: IAE, por Maj Arruda

No dia 15/10, o portal do outrora glorioso e agora sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), divulgou que o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) esteve no final de setembro expondo os seus projetos de tecnologia e defesa no Domingo Aéreo do PAMA-SP.
 
De acordo com a nota do portal, DCTA marcou presença no Domingo Aéreo do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) no dia 29 de setembro, com uma exposição de projetos desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
 
Em meio a um público de mais de 300 mil pessoas e um espetáculo aéreo da Esquadrilha da Fumaça, aeronaves F-5EM, entre outras atrações, o DCTA se destacou no Hangar 03, compartilhando espaço com demais organizações da sociedade civil.
 

O IAE levou ao público os projetos dos foguetes suborbitais VS-50, VSB-30, VS-30, Sonda-II e Sonda III, despertando a curiosidade para o Programa Espacial Brasileiro. Além disso, o Instituto promoveu a interação com o público através de diversos equipamentos de seu Observatório Astronômico, proporcionando uma experiência única aos visitantes.
 
OBS: Como é que é? Fala sério. O VS-50 ainda não existe; está em desenvolvimento e, só Deus sabe quando fará o seu primeiro voo. O VSB-30, embora tenha sido um foguete bem-sucedido, está envelhecendo e precisa de uma revitalização para se manter competitivo, assim como o VS-30. Já quanto aos foguetes Sonda II e III, esses já são peças de museu, e não são mais produzidos há décadas. É hora dessa gente acordar! O IAE se perdeu em sua trajetória devido à incompetência de várias gestões ao longo dos anos, e hoje é uma sombra do que já foi. Não adianta tentar encobrir a realidade; isso é apenas uma tentativa de enganar o povo que paga seus salários, ou seja, mau caratismo. 
 
O ITA, por sua vez, apresentou a ITAndroids, equipe de robótica formada por estudantes de graduação e pós-graduação que projeta robôs para competições nacionais e internacionais. O estande do ITA também proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre o processo seletivo e a vida acadêmica no Instituto.
 

Já o IEAv apresentou projetos em áreas como fotônica, hipersônica e inteligência artificial (IA), incluindo o projeto do veículo hipersônico 14-X, o projeto C2, que desenvolve aplicações de IA, e o projeto IFO, focado no desenvolvimento de sensores inerciais. Essas exposições interativas aproximaram o público das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas pelo Instituto, reforçando sua missão de buscar o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro.
 
Para o Major Engenheiro Denis Ferreira de Arruda, Chefe da Divisão de Mecânica do IAE e Coordenador-Geral da Atividade pelo DCTA, o evento foi uma oportunidade valiosa para aproximar o público das atividades do DCTA e destacar o trabalho dos cientistas da Força Aérea Brasileira (FAB). "Eventos como este fortalecem o vínculo entre a FAB e a sociedade, permitindo que as pessoas conheçam de perto o impacto positivo das nossas pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos para a defesa nacional e para o progresso do Brasil", afirmou.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários