Foguete Super Heavy da Starship Quase Abortou a Primeira Aterrissagem de “Captura"

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: SpaceX
O impulsor Super Heavy do quinto voo de teste da Starship em 13 de outubro retornou ao local de lançamento para ser capturado pela torre de lançamento.
 
No dia 25/10, o portal SpaceNews noticiou que o foguete Super Heavy da SpaceX esteve a um segundo de abortar a tentativa de aterrissagem de “captura” no mais recente voo de teste da Starship, isto de acordo com um áudio postado online, aparentemente de forma inadvertida, por Elon Musk.
 
De acordo com a nota do portal, Musk postou um vídeo de três minutos em 25 de outubro no X, a rede social que ele também possui, mostrando ação de um videogame que ele está jogando. O áudio, no entanto, não é do videogame, mas de várias pessoas discutindo o voo de teste da Starship Flight 5, em 13 de outubro. Esse voo apresenta o primeiro retorno e captura bem-sucedida do impulsor Super Heavy usando braços mecânicos conectados à torre de lançamento de onde ele decolou em Boca Chica, Texas.
 


No áudio, uma pessoa, não identificada, descreveu um problema com a queima de aterrissagem do Super Heavy, onde um parâmetro “mal configurado” significava que a pressão de giro, presumivelmente nos motores Raptor do impulsor, não aumentou como esperado.
 
“Estivemos a um segundo de isso desligar e dizer ao foguete para abortar e tentar colidir com o chão ao lado da torre,” disse essa pessoa. Esse cenário “erroneamente diria a um foguete saudável para não tentar essa captura.”
 
“Tivemos um monte de novos critérios de abortos e compromissos que tentamos verificar muito bem, mas, quero dizer, acho que nossa preocupação foi bem fundamentada, e um desses quase nos causou problemas,” continuou a pessoa.
 
As pessoas no áudio mencionaram que houve discussões sobre adiar o lançamento do Flight 5 para fornecer tempo adicional para verificar esses parâmetros. “Estávamos assustados com o fato de que tínhamos 100 abortos que não eram triviais,” disse uma pessoa.
 
No áudio, os oficiais da SpaceX disseram que haviam concluído uma revisão no dia anterior dos dados do Flight 5, comparando-os com abortos “e o que precisamos mudar neles.”
 
Outro problema discutido no áudio enquanto Musk joga o videogame foi uma cobertura em uma estrutura vertical no impulsor, que se soltou quando o veículo passou a ser transônico durante sua descida. Um oficial da SpaceX disse no áudio que a soltura da cobertura da estrutura era algo que os preocupava antes do lançamento.
 
“Não teríamos previsto o lugar exato, mas essa cobertura que se rasgou estava bem em cima de várias válvulas de falha de ponto único que devem funcionar durante a queima de aterrissagem,” disse essa pessoa. “Felizmente, nenhuma dessas válvulas ou a fiação foram danificadas, mas arrancamos essa cobertura em cima de um equipamento realmente crítico bem quando a queima de aterrissagem estava começando. Temos um plano para resolver isso.”
 
A pessoa também começou a discutir um problema com a pluma do motor durante a queima de aterrissagem, mas o vídeo para nesse ponto.
 
As discussões pareciam envolver o planejamento para o próximo voo de teste da Starship, Flight 6. A SpaceX está avançando com os preparativos para o voo, movendo o próximo impulsor Super Heavy para o local de lançamento para testes. “O Flight 6 está chegando em breve!” ele postou no início de 25 de outubro.
 
Diferentemente de lançamentos anteriores, onde novas ou atualizadas licenças da Administração Federal de Aviação (FAA) foram obtidas pouco antes do lançamento, a SpaceX já tem aprovação da FAA para o Flight 6 na atualização da licença que recebeu para o Flight 5. “A FAA determinou que as mudanças solicitadas pela SpaceX para o Flight 6 estão dentro do escopo do que foi previamente analisado,” declarou a FAA ao emitir a licença do Flight 5, mas não revelou quais são essas mudanças.
 
Os oficiais da SpaceX no áudio disseram que estavam “tentando se concentrar na redução de riscos do impulsor em vez da expansão do envelope da nave” para o próximo voo. Eles também estavam buscando encontrar um equilíbrio entre a redução de riscos e a velocidade para o próximo voo, sem a restrição de cronograma de uma licença da FAA.
 
“Não estamos levando tanto tempo quanto gostaríamos idealmente para ter um tempo muito luxuoso, como realmente estudar tudo,” disse uma pessoa. “Mas, dado que este é o primeiro lançamento em muito tempo — bem, realmente, nunca — que não estamos dirigidos pela FAA, estamos tentando encontrar um equilíbrio razoável entre velocidade e mitigação de riscos no impulsor, especificamente.”
 
Musk ficou majoritariamente em silêncio durante o vídeo, dizendo “Uau!” ao ser informado sobre a quase interrupção da aterrissagem.
 
Após postar o vídeo no X, um usuário perguntou se ele estava ciente de que havia compartilhado áudio da teleconferência da Starship. “Sim 😂,” respondeu Musk.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários