Procurador da AGU é Eleito Presidente de Subcomitê da Federação Internacional de Astronáutica

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, no dia de ontem (16/10) foi postado no site da Advocacia-Geral da União (CGU) a informação de que Procurador chefe da Procuradoria Federal junto à Piada Espacial Brasileira (AEB), o Dr. Ian Grosner, foi eleito presidente de subcomitê da Federação Internacional de Astronáutica (IAF), para assim representar o país na maior entidade internacional do setor.
 
Pois é entusiastas do espaço, o Dr. Ian Grosner é um  profissional sério (neste caso ligado a Área de Direito Espacial) que atua na AEB, e como tal, merece nosso respeito e as nossas sinceras congratulações pela conquista deste importante cargo.
 
Foto: Divulgação
Ian Grosner (à esquerda) durante evento da IAF.
 
Bom, de acordo com a nota da CGU, o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira (PF-AEB), Ian Grosner, foi eleito, nesta quarta-feira (16/10), para presidir o Subcomitê Latino Americano e do Caribe (LAC-SC) da Federação Internacional de Astronáutica (IAF).
 
A eleição foi realizada durante o Congresso Internacional de Astronáutica, em Milão (Itália). Na mesma ocasião, Carlos Rodrígues, da Costa Rica, foi eleito vice-presidente do subcomitê.
 
A IAF é a principal entidade internacional do setor espacial e reúne 513 membros de 78 países, entre agências espaciais, empresas, institutos de pesquisa, universidades e organizações da sociedade civil.
 
O subcomitê administrativo da IAF para a América Latina e Caribe está vinculado ao Comitê para Conectar Ecossistemas Espaciais Emergentes (IAF-ACCESS). O subcomitê foi criado recentemente e, a partir de agora, passa a funcionar em caráter oficial. O procurador brasileiro será o primeiro presidente eleito e vai exercer o mandato no triênio de 2024 a 2027.
 
Cooperação Internacional
 
O procurador Ian Grosner destaca que sua atuação como representante da Agência Espacial Brasileira no subcomitê vai buscar aprofundar a cooperação internacional e a capacitação profissional no setor aeroespacial.
 
"Participar efetivamente da maior federação de astronáutica do planeta, a IAF, representa pôr em prática um dos pilares do Tratado do Espaço de 1967: a cooperação internacional. A Agência Espacial Brasileira, como ponto central do programa espacial brasileiro, será, certamente, uma facilitadora dos demais atores governamentais, da indústria e da academia do setor espacial brasileiro no cenário internacional", ressalta Grosner.
 
"A liderança na região da América Latina e Caribe reforça um dos principais objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais 2022-2031. Trabalharei conjuntamente com os demais países emergentes da nossa região objetivando melhor capacitar os estudantes e profissionais do promissor mercado espacial", enfatiza o procurador da AEB.
 
A Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira é uma unidade vinculada à Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU responsável pela representação judicial e extrajudicial das autarquias e fundações públicas federais.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso apoiador Eugenio Preza pelo envio desta notícia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários