A Empresa 'Vast Space' dos EUA divulgou o Design da Sua Futura Estação Espacial Comercial Haven-2

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Crédito: Vast Space
A Vast Space planeja concluir a estação Haven-2 até 2032, com um módulo central lançado no Starship e oito módulos, em sua maioria idênticos, lançados no Falcon Heavy.

No dia de ontem (13/10), o portal SpaceNews informou que a Vast Space dos EUA, revelou o design da estação espacial que planeja propor à NASA na próxima fase do programa da agência para desenvolver sucessores comerciais da Estação Espacial Internacional (ISS).
 
De acordo coma a nota do portal, a empresa delineou seus planos para a Estação Espacial Haven-2 em um comunicado feito na abertura do Congresso Internacional de Astronáutica aqui em 14 de outubro, descrevendo como irá implantar a estação em segmentos a partir do final da década de 2020.
 
Até o momento, a Vast se concentrou na Haven-1, a estação de módulo único que planeja lançar na segunda metade de 2025, para ser visitada por até quatro missões para estadias curtas. No entanto, a empresa deixou claro que sua intenção é competir pela segunda fase do programa Destinos Comerciais em Órbita Baixa da Terra (CLD) da NASA, como parte dos esforços da agência para a transição da ISS.
 
“Nossos concorrentes apresentaram designs do que planejam fazer, e a Vast mostrou apenas a Haven-1”, disse Max Haot, CEO da Vast, em uma entrevista. “Esta é realmente a primeira vez que explicamos o que pretendemos fazer.”
 
Crédito: Vast Space
A Vast planeja lançar o primeiro módulo da Haven-2 em 2028, uma versão alongada da sua estação Haven-1, com o dobro do volume utilizável.
 
A Haven-2 começará com um único módulo lançado em um Falcon Heavy assim que 2028. O módulo será baseado na Haven-1, mas terá cinco metros a mais de comprimento e o dobro do volume utilizável da Haven-1, além de ter portas de acoplamento em cada extremidade.
 
O lançamento desse primeiro módulo em 2028 garantiria uma sobreposição com a ISS, observou, e protegeria contra eventos como uma retirada precoce da Rússia da parceria da ISS, o que poderia impedir que a ISS operasse até 2030, como a NASA projeta atualmente.
 
A Vast então planeja lançar três módulos adicionais com aproximadamente seis meses de intervalo em 2029 e 2030. Os módulos serão acoplados em linha e serão efetivamente idênticos entre si, mas equipados com diferentes instalações de laboratório. A Vast também usará esse tempo para atualizar o sistema inicial de suporte à vida em circuito aberto da estação para um sistema de circuito fechado até que o quarto módulo esteja instalado.
 
Crédito: Vast Space
Uma versão intermediária da Haven-2 contará com quatro módulos idênticos acoplados em fila.
 
A próxima fase do desenvolvimento da estação envolverá o lançamento de um módulo central maior, com sete metros de diâmetro, em um SpaceX Starship em 2030. Os quatro módulos existentes se desacoplarão uns dos outros e se acoplarão a quatro portas separadas no novo módulo central, em forma de cruz. Haverá uma porta de acoplamento adicional, assim como uma porta de atracagem separada e um braço robótico para veículos visitantes que não conseguem acoplar autonomamente.
 
O módulo central também incluirá uma eclusa para atividades extraveiculares (EVA). “Não é realmente um requisito conhecido atual do CLD”, disse Haot sobre a eclusa, “mas acreditamos que a nação deve manter a capacidade de testar trajes espaciais e realizar EVAs em órbita baixa da Terra.”
 
A Vast então planeja lançar mais quatro módulos que serão acoplados aos quatro módulos originais. Eles novamente serão baseados no mesmo design dos primeiros quatro, mas dois terão características especiais. Um terá uma cúpula de 3,8 metros de diâmetro, significativamente maior do que a da ISS, e outro terá prateleiras de carga externa e eclusa, semelhantes às do módulo Kibo da ISS.
 
“Até lá, será mais capaz do que a ISS”, disse ele sobre a estação Haven-2 quando concluída em 2032, “e esperamos que seja mais capaz do que qualquer coisa que a China e a Rússia tenham em órbita naquele momento.”
 
Enquanto a Vast dependerá do Starship e do Falcon Heavy da SpaceX para lançar os módulos da Haven-2, não haverá dependência da espaçonave Crew Dragon. A estação de módulo único Haven-1 usará a Crew Dragon para algumas capacidades de suporte à vida, mas Haot disse que esses sistemas serão geridos pelos módulos da Haven-2.
 
“Se outros veículos forem mais atraentes ou igualmente atraentes comercialmente”, disse ele sobre os veículos de transporte de tripulação, “estamos definitivamente abertos a eles.” Ele acrescentou que a NASA pode exigir que as empresas do CLD apoiem tanto a Crew Dragon quanto o Starliner da Boeing ou outros futuros veículos comerciais de tripulação e não dependam de uma única espaçonave de uma empresa.
 
A Vast também está deferindo à NASA sobre a órbita em que a Haven-2 estará. Além disso, embora a Vast tenha expressado interesse em desenvolver estações espaciais giratórias que possam fornecer gravidade artificial, não há planos para essa capacidade na Haven-2. “A Haven-2 é realmente projetada para a NASA como o cliente âncora, e o requisito da NASA é o oposto da gravidade artificial. É um laboratório de microgravidade no espaço.”
 
Esse foco na NASA é baseado nas perspectivas de curto prazo para clientes da Haven-2. Haot disse que a empresa vê potencial a longo prazo em aplicações comerciais como fabricação de produtos farmacêuticos ou semicondutores no espaço, mas não está claro quanto tempo levará para que esses mercados emergem. Outros segmentos de clientes incluem outras agências espaciais nacionais, bem como astronautas privados.
 
“Acreditamos que, com a NASA como cliente âncora”, disse ele, juntamente com empresas e outras agências espaciais, “podemos ser uma empresa lucrativa.”
 
Ganhar um prêmio da fase dois do CLD da NASA — que envolve competir contra a Axiom Space, a Orbital Reef liderada pela Blue Origin e a Starlab Space, que todas receberam acordos financiados da NASA na fase um do programa — é essencial para a Haven-2, afirmou ele. “Operamos sob a suposição de que estamos totalmente focados em vencer o CLD.”
 
Crédito: Vast Space
O interior da estação Haven-1 inclui recursos como uma janela em domo de 1,1 metro e uso de painéis de madeira.
 
Atualização da Haven-1
 
O anúncio da Haven-2 vem dias após a empresa fornecer uma atualização sobre a Haven-1. A Vast exibiu designs do interior do módulo, chamando-o de “design industrial centrado no humano” que “introduz novas dimensões de criatividade ousada e eficiência”.
 
“Astronautas vivendo em microgravidade apresentam desafios de design únicos. Criar um ambiente que seja altamente eficiente e naturalmente confortável leva a resultados totalmente novos”, disse Peter Russell-Clarke, o designer que liderou o trabalho no design interior da Haven-1. “Os interiores da Haven-1 são sem precedentes, precisamente engenheirados e sensivelmente projetados para garantir que seus ocupantes prosperem no espaço.”
 
Esses elementos de design incluem uma janela em domo de 1,1 metro, um novo sistema de exercícios, uma área comum multiuso e o uso de “laminas de madeira de bordo resistentes a incêndio e testadas em segurança” como parte da decoração do módulo. A empresa também afirmou ter desenvolvido um “sistema de sono exclusivo em processo de patente” para fornecer pressão personalizada para os astronautas, garantindo um sono reparador.
 
Esse esforço de design foi guiado por pessoas como o ex-astronauta da NASA Drew Feustel. “Desde a comunicação e conectividade, até o espaço privado e a interação com os outros a bordo”, disse ele em comunicado, “cada detalhe foi projetado com a experiência do astronauta no centro do nosso trabalho.”
 
Haot disse na entrevista que a empresa ainda está no caminho certo para lançar a Haven-1 na segunda metade de 2025. Ele também observou que a Vast terá investido cerca de US$ 1 bilhão até o momento em que lançar sua primeira tripulação para a estação alguns meses após o lançamento da Haven-1, uma combinação de capital fornecido por seu fundador, Jed McCaleb, além de receita de clientes.
 
Ele disse que a empresa planeja aproveitar esse investimento para a Haven-2. “É muito importante ter continuidade na Haven-2 para garantir que a Haven-2 seja de baixo custo, possa ser construída rapidamente, mas também esteja em órbita o mais cedo possível”, disse Haot.
 
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