A Escoçesa Skyrora Planeja Lançamento na Primavera de 2025 em Meio a Atrasos Regulatórios no Reino Unido

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Credito: Skyrora
Skyrora's Skylark L à frente de uma tentativa de lançamento suborbital da península Langanes, na Islândia, em outubro de 2022.
 
No dia de ontem (18/10), o portal SpaceNews noticiou que a empresa Skyrora, com sede na Escócia, espera lançar sua primeira missão suborbital do solo britânico na primavera de 2025, após um ano de atrasos regulatórios.
 
De acordo com a nota do portal, essa seria a segunda tentativa de lançamento do foguete de estágio único Skylark L, de 11 metros de comprimento, que ficou a 700 metros da linha de Karman após decolar da Islândia em outubro de 2022.
 
A Skyrora atribuiu a falha a um problema de software dois meses depois e aguarda ansiosamente uma nova tentativa para reduzir os riscos do Skyrora XL, um foguete de três estágios com o dobro da altura, destinado a colocar cargas úteis em órbitas entre 500 e 1.000 quilômetros acima da Terra.
 
A empresa solicitou uma licença da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) em agosto de 2022 para realizar atividades de voo espacial a partir do Saxavord Spaceport, localizado nas Ilhas Shetland, na Escócia, inicialmente esperando que o processo levasse de nove a 18 meses.
 
Mas a CAA aconselhou a Skyrora em setembro de 2023 a submeter uma aplicação adicional de licença para o Skylark L, segundo Alan Thompson, chefe de assuntos governamentais da Skyrora.
 
À medida que a solicitação original se arrastava, a Skyrora inicialmente presumiu que teria mais facilidade para obter permissão para lançar um foguete suborbital menor e menos potente do espaçoporto.
 
“Na verdade, isso está dentro dos parâmetros da avaliação dos efeitos ambientais que a Saxavord já enviou,” disse Thompson à SpaceNews em uma entrevista. “Portanto, pensamos, de maneira ingênua, que seria mais fácil.”
 
Em abril, ele afirmou que a Skyrora não esperava receber a licença antes de setembro. A empresa atualmente espera que sua solicitação seja processada até meados de dezembro para um lançamento suborbital na primavera de 2025.
 
Novo Regime Regulatório
 
O SaxaVord se tornou o primeiro de uma onda de espaços verticais que estão sendo desenvolvidos no Reino Unido a obter uma licença da CAA no ano passado, permitindo que o espaçoporto hospede até 30 lançamentos anualmente. (um número de lançamentos inimaginável no pífio universo espacial brasileiro)
 
A Rocket Factory Augsburg, da Alemanha, parecia prestes a obter uma licença para realizar o primeiro lançamento vertical para a órbita a partir do solo britânico neste ano, mas esses planos foram por água abaixo devido a uma explosão durante um teste estático.
 
“A CAA realmente só tem um molde e é para lançamento orbital,” disse Thompson, acrescentando que “eles não podem se desviar de um processo com o qual estão apenas começando a se familiarizar agora.”
 
Para o lançamento suborbital do Reino Unido, a Skyrora também precisa completar uma avaliação de risco de navegação para a queda projetada do foguete ao largo da costa da Escócia.
 
A Organização de Gestão Marinha do Reino Unido (MMO) supervisiona essa avaliação, cobrindo o que acontece após a queda, como a possível desintegração do foguete e como o ambiente marítimo seria afetado, independentemente de o foguete ser recuperado com sucesso ou não.
 
“Precisamos disso para lançar, no final das contas,” disse Thompson, mas “é como uma licença auxiliar ou uma certificação adicional que precisamos para nos permitir fazer isso.”
 
Notavelmente, ele disse que a MMO já tem experiência em lidar com avaliações de risco de queda semelhantes, incluindo uma concluída no verão passado para a Aliança de Espaçosportos Offshore da Alemanha (GOSA).
 
Progresso do Lançamento Orbital
 
A Skyrora vê potencial de receita de clientes suborbitais que buscam usar o Skylark L por até seis minutos de microgravidade, abrangendo instituições de pesquisa acadêmica até desenvolvedores de tecnologia comercial.
 
O voo inaugural da empresa no Reino Unido também inclui uma missão de prova de conceito para um fornecedor de telemetria espacial para mostrar como o Skylark L poderia se comunicar com satélites.
 
Ainda assim, a empresa vê uma oportunidade comercial maior para o Skyrora XL, que aproveitaria a telemetria e os sistemas de computação a bordo sendo projetados para o Skylark L.
 
Thompson afirmou que o desenvolvimento do Skyrora XL continua avançando apesar dos atrasos do Skylark L.
 
Embora existam sinergias entre os dois foguetes, o motor principal de 30 quilonewtons do Skylark L possui um sistema de alimentação por pressão, enquanto os motores de 70 quilonewtons do Skyrora XL utilizam uma turbobomba.
 
Thompson disse que a empresa está próxima de concluir os testes dos últimos dois dos nove motores no primeiro estágio do Skyrora XL, acrescentando que “temos um teste de motor por semana acontecendo no momento.”
 
Ele disse que a Skyrora também está próxima de fabricar o primeiro estágio do Skyrora XL e se preparando para integrar os motores para um teste de queima vertical até meados de 2025.
 
A Skyrora, que tem raízes de desenvolvimento na Ucrânia, esperava realizar o primeiro lançamento vertical para a órbita a partir do solo britânico neste ano, de acordo com a atualização pública mais recente da empresa em 18 de dezembro.
 
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