A FAA dos EUA Autoriza o Lançamento do Foguete Falcon 9 da SpaceX, Para a 'Missão Hera' da ESA

Prezados leitores e leitoras do BS!

Crédito: ESA
A espaçonave Hera da ESA dentro do fairing de carga do Falcon 9, antes de um lançamento programado para 7 de outubro.

No dia de ontem (06/10), o portal SpaceNews noticiou que a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) concedeu aprovação para o lançamento do Foguete Falcon 9 da Missão de Asteroide Hera da 'Agência Espacial Europeia (ESA)', mas manterá o veículo em solo por enquanto para outras missões.

De acordo com a nota do portal, em uma declaração de 6 de outubro, a FAA afirmou que autorizou o retorno ao voo do Falcon 9 exclusivamente para a missão Hera, programada para decolar não antes de 7 de outubro da Estação da Força Espacial de Cape Canaveral, na Flórida. O veículo estava em solo desde uma anomalia durante uma queima de reentrada da segunda etapa no lançamento da Crew-9 em 28 de setembro.

"A FAA determinou que a ausência de uma reentrada da segunda etapa para esta missão mitiga adequadamente o principal risco para o público em caso de recorrência do incidente ocorrido na missão Crew-9", afirmou a agência. A segunda etapa impulsionará Hera em uma trajetória de fuga da Terra e, portanto, não reentrará.

No entanto, a FAA acrescentou que não está liberando outras missões do Falcon 9 em que a segunda etapa realiza uma queima de deorbitação. "A segurança irá determinar o cronograma para a FAA concluir sua revisão do relatório de investigação do incidente da Crew-9 e quando a agência autorizará o Falcon 9 a retornar às operações regulares", declarou.

A SpaceX completou esse relatório de incidente e o entregou à FAA em 4 de outubro. A FAA afirmou que aprovou o Falcon 9 para "uma missão apenas", o lançamento da Hera, no mesmo dia.

As preparações para o lançamento da Hera continuaram mesmo enquanto o Falcon 9 estava em solo, disseram os oficiais da ESA em um briefing de 2 de outubro, para garantir que a missão estaria pronta para ser lançada assim que a FAA permitisse a retomada dos lançamentos. A missão de 363 milhões de euros (401 milhões de dólares) irá para o asteroide Didymos e sua lua Dimorphos, alvo da missão Double Asteroid Redirection Test da NASA, realizada dois anos atrás.

A declaração da FAA veio logo após um briefing dos oficiais do projeto Hera, incluindo o gerente do projeto Ian Carnelli, que confirmou que a FAA permitiu que a SpaceX prosseguisse com o lançamento. A SpaceX estava finalizando o trabalho de integração do veículo, com o foguete programado para ser levado à plataforma, aguardando uma revisão de prontidão para o lançamento programada para o final da tarde.

A decolagem está programada para 10h52 (horário do leste) em 7 de outubro. "O último obstáculo é o clima", disse ele. Uma previsão do 45º Esquadrão Meteorológico da Força Espacial prevê apenas 15% de chance de clima aceitável para essa janela de lançamento instantânea em 7 de outubro. "É a única coisa que realmente não posso controlar."

Complicando ainda mais esses planos está o furacão Milton, que se formou no Golfo do México e rapidamente ganhou força. A tempestade está em uma trajetória para o leste em direção à Flórida e deve se tornar um furacão de grande porte até o pouso em 9 de outubro.

É quase certo que o furacão atrasará outro lançamento importante, o Europa Clipper da NASA, em um Falcon Heavy da SpaceX do Centro Espacial Kennedy, atualmente programado para 10 de outubro. A NASA ainda não anunciou nenhuma mudança nos planos de lançamento até a tarde de 7 de outubro, embora a vizinha Estação da Força Espacial de Cape Canaveral já tenha iniciado os preparativos para o furacão.

O período de lançamento da Hera vai até 27 de outubro, enquanto o Europa Clipper pode ser lançado até 6 de novembro. Se a Hera continuar na fila para lançar primeiro, a NASA solicitou que isso ocorra no máximo 48 horas antes do lançamento programado do Europa Clipper, para fornecer tempo para revisões de dados.

O furacão Milton também está atrasando o retorno de uma tripulação da Estação Espacial Internacional. A NASA planejou desacoplar a espaçonave Crew Dragon para a missão Crew-8 da estação em 7 de outubro para um pouso na costa da Flórida, mas adiou para 8 de outubro e depois para 10 de outubro. A NASA disse que revisará novamente os planos de pouso da Crew-8 em 8 de outubro. Os três astronautas da NASA e um cosmonauta da Roscosmos na missão Crew-8 estão na estação desde o início de março.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários