Dawn Aerospace: Conheçam o Brasileiro Que Pilota o 'Avião Espacial Mk-II Aurora' Movido a Foguete, Que Deverá Voar em Breve a 100 km de Altitude
Prezados leitores e leitoras do BS!
Vocês se lembram da empresa neozelandesa Dawn Aerospace, que já foi tema de várias matérias postadas aqui no BS? Pois bem, no dia 10 de outubro, o Portal AEROIN revelou uma novidade empolgante: um brasileiro chamado Iagho Amaral, terá a oportunidade de pilotar o Avião Espacial Mk-II Aurora dessa empresa, movido a foguete, modelo este que promete alcançar uma altitude de 100 km!
Fonte: Portal AEROIN
De acordo com a nota do portal, como visto nesta semana neste website, uma empresa na Nova Zelândia está avançando com seu projeto de ter um avião movido a foguete que seja capaz de chegar a 100 km de altitude.
Nesse projeto, a Dawn Aerospace já demonstrou a reusabilidade de sua aeronave remotamente pilotada movida a foguete, a Mk-II Aurora, em um mesmo dia, com dois voos em um intervalo de 8 horas no dia 27 de setembro.
Os voos ocorreram no Aeródromo de Glentanner, na Ilha Sul da Nova Zelândia, ambos atingindo velocidades de Mach 0.9 (90% da velocidade do som), ou cerca de 950km/h, e uma altitude de 63.000 pés (19,2 km). Eles foram o 8º e 9º voos do Mk-II Aurora com propulsão a foguete.
E tão interessante quanto ver uma empresa avançando na tecnologia aeroespacial é saber que há um brasileiro que atua como piloto na equipe da Dawn Aerospace. Ele é Iagho Amaral.
Imagem: Arquivo pessoal
Nascido em Curitiba (PR), Iagho tem mais de 20 anos de experiência como piloto e instrutor de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) e, desde março de 2022, é piloto de ensaios da Dawn Aerospace.
Em conversa com o AEROIN, o piloto falou um pouco sobre sua participação”
“Participar desse programa é a realização de um sonho para mim. Quem é apaixonado pela aviação e pelo espaço sempre leu em livros de história a respeito da corrida espacial dos anos 50 e 60, e é basicamente o que estamos vivendo hoje em dia com empresas privadas.
Poder divulgar esse trabalho e incentivar nossos jovens a se interessar pela aviação e espaço também é parte da missão para mim.
Aqui na Dawn, sou o único piloto de testes do programa e também responsável pelo treinamento da equipe. Muitos pensam que a Aurora é uma aeronave autônoma, mas na realidade ela é totalmente manualmente pilotada como qualquer aeronave tripulada.
Atualmente estamos na fase em que Chuck Yeager e a NACA (comitê aeronáutico militar americano, que depois virou a NASA) estava na época em que quebraram a barreira do som em 1947. Esse é o próximo objetivo que alcançaremos ainda esse ano, quebrar a barreira do som.”
O Mk-II Aurora é projetado para ser o primeiro veículo a voar até 100 km de altitude, a borda do espaço, duas vezes em um único dia. Este é um desempenho equivalente ao primeiro estágio de um foguete orbital de dois estágios. No entanto, diferentemente de um foguete tradicional, o Aurora é certificado como uma aeronave usando uma pista convencional e sem a necessidade de espaço aéreo exclusivo.
Os voos fazem parte do programa de expansão do envelope do veículo, destinado a identificar a dinâmica do veículo no regime transônico enquanto a Dawn trabalha para quebrar a barreira do som.
A reutilização no mesmo dia é uma parte essencial da estratégia da Dawn para o desenvolvimento iterativo rápido, mas também torna o Aurora exclusivamente adequado para uma variedade de aplicações em pesquisa de voo em alta velocidade, microgravidade, observação da Terra, ciência atmosférica, e é um passo para os primeiros veículos hipersônicos operacionais.
A Dawn já assinou contratos com vários clientes dos EUA para voar cargas úteis no Aurora no quarto trimestre de 2024.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário