Jornalista e Ativista do PEB é Escolhida Como Madrinha da 'Missão Aldebaran-1' da UFMA

Olá leitor!

Você tá lembrada da jornalista Miriam Rezende Gonçalves, autora do romance ‘Alcântara, a História Inspirada na História’? Pois então, a jovem e bela jornalista e ativista do PEB foi convidada para ser a ‘Madrinha’ da Missão Aldebaran-1 do ‘Laboratório de Sistemas Espaciais Alcântara’ da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Blog BRAZILIAN SPACE e esse que vos fala parabeniza a jovem jornalista pelo reconhecimento conquistado e deseja-lhe sucesso em sua trajetória como ativista de nosso “Patinho Feio”. 

Missão Aldebaran-1 


Primeira missão espacial deste ‘Laboratório de Sistemas Espaciais Alcântara’ da UFMA, a ‘Missão Aldebaran-1’ tem a previsão de ser iniciada neste segundo semestre de 2020, e consistirá no desenvolvimento de um Cubesat 1U por estudantes da graduação e do mestrado em Engenharia Aeroespacial desta universidade maranhense.

Segundo fui informado, o projeto que terá a coordenação dos professores Carlos Brito (o mesmo que participará da Live do Blog na próxima quarta-feira com o Senador Roberto Rocha - veja aqui), José de Ribamar Braga e Luís Silva, visa inicialmente levar ao espaço um experimento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) integrante do Sistema de Coleta de Dados que servirá como repetidor, para assim auxiliar no serviço de salvamento de pescadores perdidos em alto-mar.

Essa ideia surgiu leitor após um fato trágico recente, quando alguns pescadores de uma comunidade pesqueira do município de Raposa, na Região de Alcântara, se perderam em alto mar e não foram encontrados.

O que se pretende com isso é construir um Personal Locator Beacon, ou seja, uma espécie de transponder de baixo custo para permitir que os pescadores os levem quando forem pescar em alto mar, e em caso de perigo, acionem um botão para que o aparelho envie um sinal de emergência para uma rede de cubesats de salvamento que assim retransmitirão para uma estação, explicou os coordenadores do projeto. Este é um grande exemplo de como a tecnologia espacial pode trazer benefícios a nossa Sociedade.

Em breve novas informações sobre esse projeto serão divulgadas e mesmo que esse que vos fala não esteja mais por aqui, o Blog estará, e certamente acompanhará com interesse essa importante missão através do seu novo coordenador, o Prof. Rui Botelho. Desde já desejo sucesso a ‘Missão Aldebaran-1’.

Duda Falcão

Comentários