Rocket Lab quer lançar missão privada para procurar vida em Vênus em 2023

 Olá, leitor!


Segue abaixo uma notícia publicada no 17/08/2020 no site Canaltech sobre a intensão da empresa Rocket Lab (a mesma do veículo lançador Electron) em lançar uma missão para  o planeta Vênus.

A ideia é utilizar um veículo lançador Electron com 2 estágios para lançar uma sonda ao nosso vizinho mais próximo do Sol.

Com esse projeto a startup Neozelandesa/Americana iniciaria a expansão das suas capacidades de lançamento, pois, desenvolvendo um Electron de 2 estágios isso permitiria a empresa operar com cargas maiores para nossa órbita.

Além disso, essa oportunidade irá permitir que a empresa entre de vez  em um novo nicho de mercado, como uma opção de lançamento para a exploração espacial. 

Saudações e boa leitura,

Rui Botelho
(Brazilian Space)


Rocket Lab quer lançar missão privada para procurar vida em Vênus em 2023


Fonte: Canaltech em: https://canaltech.com.br/espaco/rocket-lab-quer-lancar-missao-privada-para-procurar-vida-em-venus-em-2023-170062/
Por: Danielle Cassita 
Publicado em 17 de Agosto de 2020 às 18h40

Não é de hoje que cientistas trabalham com a possibilidade da existência de vida em Vênus: nos anos 1960, Carl Sagan propôs, em um artigo da revista Nature, que, talvez, exista vida nas nuvens venusianas. Essa não é exatamente a hipótese favorita da ciência, mas a Rocket Lab, empresa privada de voos espaciais, pretende expandir seus voos para a realização de viagens interplanetárias e verificar uma eventual ocorrência de vida por lá. Assim, a empresa anunciou recentemente que planeja lançar missões astrobiológicas em Vênus em 2023.

Foguete Electron (Imagem: Rocket Lab)

Para a missão, a Rocket Lab irá utilizar o foguete Electron, de dois estágios, e o pequeno satélite Photon. O Electron passou por avanços importantes na tecnologia de suas baterias e se tornou uma boa opção para missões interplanetárias. Assim, o foguete é capaz de carregar até 300 kg de carga útil à órbita terrestre baixa. Já o Photon não irá descer aos céus venusianos, mas deverá sondar a atmosfera do planeta. Essa não será a primeira missão espacial da empresa; a Rocket Lab já tem um contrato assinado com a NASA para levar um satélite à Lua em 2021 com o Electron e o Photon.

Peter Beck, CEO e fundador da empresa, se declara “profundamente apaixonado por Vênus”, e está trabalhando duro para poder realizar essa missão. A ideia para a empreitada vem do potencial astrobiológico que o planeta contém, e poderá trazer lições valiosas para os cientistas. Beck vê Vênus como uma “Terra passando por um desastre de mudanças climáticas”; essa descrição é bastante pertinente: em um passado distante, o planeta tinha rios, lagos e oceanos. Entretanto, as mudanças climáticas foram tão intensas que geraram efeito estufa, o grande responsável pela pressão atmosférica esmagadora e altíssimas temperaturas venusianas.

Então, se a vida tiver realmente ocorrido por lá, pode ser que tenha se refugiado no céu em meio a bolsas potencialmente habitáveis na atmosfera que ainda podem existir. Por exemplo, a apenas 50 km de altura da superfície de Vênus, a temperatura e pressão são mais similares àquelas da Terra hoje. É este ambiente que o Rocket Lab pretende explorar em 2023 em sua missão. “Vamos aprender muito no caminho até lá, e vamos tentar descobrir o que está naquela zona atmosférica”. Claro, não é garantido que realmente exista vida por lá, mas a missão deverá trazer resultados importantíssimos para a busca por vida. Quem sabe?

Fonte: Space.comBBC


Comentários