O Programa Espacial no INPE: presente e futuro (Fica a dica: Palestra do 11o WETE - 19/08/2020)

Olá, leitor!


Segue a dica do Brazilian Space para a palestra "O Programa Espacial no INPE: presente e futuro" a ser proferida pelo Dr. Marco Antonio Chamon (INPE)*, no próximo dia 19/08/2020 (quarta-feira), às 15:15h. A palestra faz parte da programação do 11º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais, anunciado na semana passada pelo BS (aqui).

Essa dica especial que passo aqui se deve ao fato de ter conhecido pessoalmente o Dr. Chamom em 2016, em uma visita de acompanhamento de projetos no INPE, e ter tido a boa impressão, na minha interpretação, sobre a visão crítica do referido pesquisador com relação a projetos de satélites do PEB e da importância de se investir mais em pequenos satélites.

Naquela época, alguns membros da AEB não gostaram dos comentários feitos informalmente pelo Dr. Chamon, nos encontros dentro das áreas de convivência do INPE, qualificando-o, na sua ausência, de alguém polêmico e do contra. Considerando as "peças" da AEB que fizeram esses comentários, e o padrão dessas pessoas em se opor às ideias detratando o debatedor, aquilo me acendeu o alerta de que provavelmente o Dr. Chamon deveria estar certo em muitos pontos das suas afirmações.

Depois da minha saída da AEB, não tive mais contato com o Dr. Chamon, mas as ideias apresentadas por ele ficaram marcados na minha mente.

Fonte: 11 WETE/INPE

Sendo assim, me chamou a atenção quando vi a divulgação sobre a palestras do Dr. Chamon,  a qual, pelo depoimento apresentado aqui, imagino que deverá ser muito boa.

Segundo o resumo da palestra, em  “O Programa Espacial no INPE: presente e futuro”, o Dr. Marco Antonio Chamon irá apresentar sua visão a respeito do que podemos esperar no futuro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Nessa apresentação o autor deverá propor algumas discussões para responder as seguintes perguntas:

1) Como o INPE se posiciona em relação a satélites de pequeno porte?

2) O Programa Espacial Brasileiro e a indústria espacial brasileira estão preparados para o New Space?

3) Satélites de grande porte estão fadados a desaparecer?

4) Devemos fazer satélites ou comprar serviços?

5) Como avançar na área espacial buscando benefícios para a sociedade, sustentabilidade da indústria, maior autonomia e avanços científicos e tecnológicos?

Imaginando que, por estar atualmente como Coordenador da ETE, o Dr. Chamon não deva ter a mesma liberdade de tecer as críticas que fez, de modo informal àquela época e naquele contexto, mesmo assim, estou na expectativa por essa palestra e desejo que a audiência venha a ser a altura do tema proposto.

FICA A DICA:
  • O que: “O Programa Espacial no INPE: presente e futuro”;
  • Quem: Dr. Marco Antonio Chamon (INPE);
  • Quando: 19/08/2020, às 15:15h;
  • Onde: 11º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais (Evento on-line)
  • Por que: Tema relevante para o debate sobre o futuro do PEB;
  • Como: Via Youtube em https://youtu.be/L0EeGPvDiCo;
  • Quanto: Gratuito.
Saudações,

Rui Botelho
(Brazilian Space)

* Dr. Marco Antonio Chamon
É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1984), possui mestrado em Engenharia e Tecnologia Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989) e doutorado em Eletrônica pela Ecole Nationale Supérieure de L'Aéronautique et de L'Espace - SUPAERO (1996). Foi coordenador do programa de satélites científicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Coordenador de Gestão Tecnológica e gerente da missão espacial SABIA-Mar (missão oceanográfica). Atualmente é Coordenador Geral Substituto de Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE.

Comentários