Lançamento bem sucedido do satélite SAOCOM 1B: mais um passo da Argentina na consolidação da sua liderança na América Latina na área espacial.

Olá, leitor!

Ontem a Argentina deu mais um firme passo para a consolidação da sua liderança na América Latina na área espacial, com o lançamento bem sucedido do satélite SAOCOM 1B. O lançamento foi feito por um foguete Falcon 9, a partir do Cabo Canaveral.

Juntamente com o SAOCOM 1B foram lançados dois satélites de medição de navegação e ocultação para GNSS* (GNSS Navigation and Occultation Measurement Satellites) GNOMES 1 (aqui) e o Tyvak-0172 (aqui).

Veja abaixo o resumo do lançamento no vídeo do canal "Um Pequeno Passo":


O SAOCOM 1B é um satélite de imageamento por Radar de Abertura Sintética (SAR - Synthetic Aperture Radar), o segundo da sua classe, totalmente desenvolvido pela Argentina.

Caso os leitores queiram saber mais sobre o SAOCOM e o bem sucedido e vibrante programa espacial da Argentina no segmento satelital, recomendamos a leitura dos artigos abaixo (en español):


SpaceX puso en órbita el satélite SAOCOM-1B (30/08/2020) en el Blog hermano Argentina en el Espacio.


Entrevista a Emiliano Kargieman y Gerardo Richarte, fundadores de Satellogic  (25/08/2020) en el Blog Argentina en el Espacio

Mais uma vez, parabenizamos os nossos vizinhos/irmãos que souberam lidar com as diversas crises que abateram-se sobre a Argentina, mas que, com seriedade, patriotismo e projetos relevantes, entregaram resultados incontestes e ajudaram a elevar o nome do seu país, além do futebol e do Tango.

A nós, resta aprendermos com os nossos vizinhos, tomarmos vergonha na cara e começarmos a nos mexer para não ficarmos ainda mais para traz, só com o oba-oba do futebol, do samba e do carnaval.

Rui Botelho
(Brazilian Space)

* GNSS = Global Navigation Satellite System (Sistema de Navegação Global por Satélite)

Comentários

  1. Nós temos o primeiro turista espacial que atualmente promove vermífugo para combater coronavírus enquanto o país fica sem financiamento para a pesquisa para garantir os lucros exorbitantes da jogatina financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Unknow,

      Entendemos a frustração de todos com relação a distopia do PEB, mas preservamos no blog os princípios da crítica e do amplo debate, desde que isso ocorra de forma democrática e republicana, sem ofensas pessoais e sem inverdades.
      Diante disso, a sua indireta para o Marcos Pontes chamando-o de "o primeiro turista espacial", não procede, pois o mesmo é um astronauta reconhecido mundialmente e, além disso, o primeiro turista espacial é o senhor Dennis Anthony Tito, que foi ao espaço na nave russa Soyuz TM-32 até a Estação Espacial Internacional, em 28 de abril de 2001.
      Fazemos a correção aqui, pois muitos jovens consultam o BS e podem obter uma informação duplamente inverídica, ainda que com o intuito de ser mordaz.
      Quanto ao restante das afirmações, vejo uma manifestação irônica e política que é de sua autoria e não do presente Blog.
      Agradecemos a participação e pedimos moderação e uma melhor precisão quanto aos nos próximos comentários, mesmo que de forma anônima.
      Saudações,
      BS

      Excluir
  2. E o SABIA-MAR ? Li em algum meio argentino (não lembro aonde) que o Brasil abandonou o programa conjunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      O SABIA-Mar (https://space.skyrocket.de/doc_sdat/sabia-mar-1.htm) é um projeto entre a Argentina e o Brasil que deveria ser conduzido em parceria para a construção de dois satélites de pesquisa científica para o Mar que, pelo PNAE 2012 - 2021, já deveria ter voado entre o final de 2018 e o início de 2019. Contudo, por causa da inépcia do Brasil, que não cumpriu com a sua parte, só vai voa em 2022.
      O projeto deveria ser caracterizado por um desenvolvimento conjunto entre os dois países, mas a Argentina teve de construir o SABIA-Mar 1 PRATICAMENTE SOZINHA, com a palavra da parte brasileira que o segundo satélite, seria construído pelo Brasil, sozinho.
      Você acredita? Os hermanos caíram nessa.... sabem de nada inocentes!

      Excluir
  3. Hola! Buenas noches. Seria uma pena perder a capacidade de continuar ou desacelerar a cooperação entre agências. Na opinião do ex-Diretor Executivo da CONAE, Dr. Conrado Varotto, embora o satélite a ser construído no Brasil tenha demorado a entrar em operação, isso também seria bom porque prolongaria a vida útil da missão SABIA-MAR, logicamente ter dois satélites seria melhor de o ponto de vista de conseguir um menor tempo de observação do mesmo ponto ("revisita").
    Como dados anedóticos do início do desenho da missão SAOCOM no início de 2000, sugeriu-se que o Brasil também participasse dela, mas isso não interessava às autoridades na época.

    ResponderExcluir
  4. "Não priemos câncico": se o VLM não orbitar em 2022 o fará em 2025, se não em 2031 ou em 2045.Se ainda não suas maquetes irão para o museu. O museu da estupides, da burrocracia, das comissões por baixo do pano à vista de todos do e dai e dai, o foguete não subiu mas o meu eu garanti como aconteceu com o VLS ou nem mesmo isso. É o Brazilzilzilzil. Enquanto isso fotos, jantares, viagens, trocas de comando, palestras, visitas parlamentares, comissões, audiências, organogramas, pronunciamentos, planos, agendas, seminários, cerimônias, posses, cursos, debates, projetos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua indignação é a mesma minha , já estamos impacientes com esses ( i ) responsáveis pelo PEB.Lançadores que é bom , só no papel .

      Excluir

Postar um comentário