Editorial - Parabéns pelo trabalho e obrigado Duda Falcão!

Olá, leitor!


Não pessoal, quem escreve aqui não é o Duda Falcão... Quem escreve aqui, ainda incrédulo e tentando se ajustar a essa nova realidade, como muitos de vocês, é o Rui Botelho...

De antemão, confesso que não está sendo fácil para mim escrever esse editorial, podem ter certeza... 

Por isso amigos, me vali da expressão característica "Olá, leitor!", como forma de abrir o nosso diálogo com algo que nós conhecemos, que nos é comum, e que sempre marcou as postagens do Brazilian Space, mesmo nas versões em espanhol (Holá lector!) ou em inglês (Hello reader!). Por outro lado, essa saudação também serve como uma homenagem e uma lembrança de que nosso espaço, democrático e participativo, para a divulgação das ciências e tecnologias espaciais (e demais temas correlatos), do Brasil e do mundo, em especial o Programa Espacial Brasileiro (PEB), seguirá adiante, ainda que sem o Duda na linha de frente.

Compreendo perfeitamente que a atuação independente, marcante, crítica e, algumas vezes, contundente do Duda servia como um canal de desabafo, de catarse e de resistência para muitos que amam tudo relacionado com o espaço no Brasil. Essa vertente crítica era mais marcante quando se tratava de temas vinculados ao "Nosso Patinho Feio", o PEB, e ao estabilishment que o mantém nesse ciclo vicioso e sem um horizonte, em que o nosso programa, há um bom tempo, se encontra.

Nesse condão, é de suma importância recordar a todos que para se manter independente, com autonomia e poder emitir a sua opinião livremente, o Duda, "xiitamente",  nunca se esforçou em "monetizar" o Blog ou o canal do YouTube, para não permitir situações em que um potencial patrocinador o pressionasse e tentasse influenciar nas suas publicações. 

Sabemos todos, pela clareza e sinceridade com que o Duda se pronunciava no Blog e, mais recentemente nas lives no YouTube, que algumas vezes o nosso amigo dava umas "caneladas", para usar um termo que esta na moda atualmente, e, muitas vezes, no jargão do futebol, "entrava mais forte na jogada", "dava de bicuda na bola" e "jogava a redonda pro mato", como um bom "zagueirão" do Bahia (time que o Duda insiste em venerar) faz.

Só esse tema da briga do Duda por um PEB pujante, transparente e eficaz daria N editoriais, como já rendeu inúmeras postagens e matérias dentre as quase 15.000 (sim, leitor, você não está lendo errado) postadas e lidas por todos nós aqui no Blog, até a presente data, desde 30 de abril de 2009 (há 11 anos, 4 meses e 6 dias).

Nesse sentido, por mais que a linha editorial do Blog tenha sido de grande relevância para a difusão do conhecimento e para o debate independente do setor espacial, os seus resultados não podem ser medidos de forma simples, pois transcendem àquilo que é material e objetivamente quantificável, como, por exemplo, a quantidade de inscritos que os Blogueiros, Digital Influencers e outros tantos buscam. Para se ter uma ideia, o blog tem somente 394 inscritos e o YouTube tem pouco menos de 10.000. 

Sendo assim, a título de ilustração, algumas informações sobre Brazilian Space devem ser destacadas, de modo a melhor exemplificar o tamanho e o alcance desse veículo de informação, muitas vezes lido às escondidas nas repartições públicas e laboratórios do setor espacial no Brasil, quais sejam:

BRAZILIAN SPACE EM NÚMEROS


1) Quantidade de postagens:
  • 14.988 postagens em 11 anos;
  • Média de ~1.363 postagens por ano;
  • Média de ~85 postagens por mês;
  • Média de ~3 postagens por dia.

2) Quantidade total de visualizações:
  • Total de 4.702.181 visualizações em 11 anos;
  • Média de ~427.471 visualizações por ano;
  • Média de ~26.716 visualizações por mês (Recorde de 75.062 visualizações - jul 2020);
  • Média de ~890 visualizações por dia (Recorde com média de 2.502  visualizações por dia - jul 2020);
  • Média de ~37 visualizações por hora (Recorde com média de ~104 visualizações por hora - jul 2020);
  • Média de ~0,61 visualizações por minuto (Recorde com média de ~1,74 visualizações por minuto - jul 2020).

Figura 1. Gráfico de visualizações por mês (2010 -2020)

Fonte: Google Blogger Statistics

3) Quantidade total de visualizações por País

Figura 2. Mapa de calor de visualizações do Brazilian Space (2009 -2020).
Fonte: Analytics for Brazilianspace.blogspot.com.br.

Tabela 1. Quantidade de visualizações (Visitas) ao Brazilian Space por país  e quantidade de cidades/localidades.
País
Localidade
Visitas
Brasil
2.744
3.051.326
Estados Unidos
898
505.264
Alemanha
272
240.480
Rússia
123
139.912
França
219
110.629
Argentina
240
82.357
Ucrania
28
73.932
Portugal
220
14.671
Outros 156 Países
1.826
423.649
Desconhecidos (Não identificados)
-
59.961
Total
6.570
4,702,181
Fonte: Analytics for Brazilianspace.blogspot.com.br (Adaptado).

4) Quantidade total de visualizações no Brasil

Tabela 2. Quantidade de visualizações (Visitasao Brazilian Space no Brasil por cidades/localidades.
País
Brasil
Top 10 Localidades 
Localidades
Visitas










São José dos Campos
639.795
São Paulo
466.720
Brasília
296.175
Curitiba
244.405
Rio de Janeiro
222.775
Salvador
133.205
Belo Horizonte
83.070
Taubaté
70.060
Campinas
69.795
Porto Alegre
57.420
Outras Localidades 
2.734
767.906
TOTAL
2.744
3.051.326
Fonte: Analytics for Brazilianspace.blogspot.com.br (Adaptado).

Apesar da boa prática acadêmica prezar pelo comentário e detalhamento de elementos visuais (tabelas, quadros imagens, etc.), também pelo fato desta publicação não possuir cunho científico, deixo de adentrar nas minúcias das informações anteriores para não ficar enfadonho, pois a magnitude dos dados fala por si só.

Em verdade, retomando a linha do raciocínio sobre o quanto o Brazilian Space é importante para a divulgação científica espacial brasileira e do PEB, graças a iniciativa, empenho e coordenação do Duda Falcão, e a colaboração de entusiastas dos mais diversos ramos da sociedade brasileira (até internacional, pois não devemos esquecer os Blogueiros Portenhos que trocavam figurinhas com o Duda), considerando o pouco interesse da sociedade brasileira nesses temas, considerando a trajetória percorrida pelo Blog nesses 11 anos e vendo os números acachapantes acima, podemos dizer, sem pestanejar, que: o Brazilian Space é um patrimônio da comunidade espacial do Brasil.

Por esse motivo, dada a importância do Brazilian Space e do quanto ele significa, peço a todos aqueles que colaboravam com a gestão do Duda, que continuem colaborando com o BS, pois o Blog nunca foi só do Duda e, do mesmo modo, nunca será só meu. O Brazilian Space é de todos nós!

Sendo assim, por mais que seja doloroso o afastamento do Duda Falcão da editoria e coordenação do Brazilian Space (cujos motivos ele já explicitou publicamente), ao tempo que convido a todos a, junto comigo, seguirmos em frente nessa missão, parabenizo mais uma vez o Duda pelo excelente trabalho realizado até aqui, agradeço por tudo que ele fez e desejo que ele tenha todo o sucesso em tudo que ele for fazer de agora por diante.

"Bom dia, Brasil!"

Rui Botelho


Comentários

  1. Olá Prof. Rui Botelho!

    Não tenho como lhe agradecer por esse editorial que demonstra entre outras coisas a sua competencia e que eu estava certo quando lhe escolhi para dar sequência ao Blog. Me emocionei com as suas palavras e reconhecimento, obrigado amigo. Siga fazendo a diferença e acredite, tens competência pra tanto. Sucesso sempre. Grande abraço.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Duda, Conforme dito na matéria, os agradecimentos são nossos. Meu e de toda a sociedade brasileira. Abraço!

      Excluir
  2. Bem vindo Professor Rui,

    Avante Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte professor. Um dia, pela iniciativa privada, o Brasil terá um programa espacial.

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras. Pois é de batalhas que vive a vida . Desejo todo sucesso pra vc professor Rui .

    ResponderExcluir
  5. Esse blog ainda irá divulgar a matéria sobre a descoberta de seres extraterrestres .
    Sucesso total .
    Só matérias bem informadas
    Sempre a frente !!
    É assim que se trabalha e com veracidade de informações.

    ResponderExcluir
  6. Sucesso para o blog!

    ResponderExcluir
  7. Certamente, uma perda inestimável para a divulgação espacial no Brasil. Meus sinceros parabéns a todo o trabalho, esforço e dedicação do grande Duda Falcão!

    ResponderExcluir
  8. A chave É deixada em boas mãos, os números falam por si, mas acima de tudo apontam a necessidade e importância desse canal permanecer vivo, informativo,diletante e questionador, para nós milhares de amantes e esperançados de um dia ver nosso país rumo ao inevitável caminho do espaço, com suas infinitas fronteiras para a humanidade.Temos os exemplos e orgulho genuínos mega monumentais de Santos Dumont, do ITA, INPE, EMBRAER, IAE, E TANTOS OUTROS; Temos a VOCAÇÃO inata.AVANTE !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Estimado Rui,

    Nuestros mejores deseos para usted, para Duda, y la continuidad del blog Brazilian Space.

    Saludos desde Argentina

    ResponderExcluir
  10. Força em seu trabalho Prof. Rui e parabéns por manter esse blog que eu acompanho a tantos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anônimo pelo apoio! Contamos com a ajuda de todos para dar continuidade a esse trabalho.

      Excluir
  11. Que alívio. Achei que ia ficar sem o BS. Leio sempre, já há alguns anos. Longa vida ao blog!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns e obrigado Duda Falcão. Prof. Rui, obrigado pela continuidade e sucesso com o excelente trabalho. Esperamos que o nosso PEB possa render boas matérias para postar aqui.

    ResponderExcluir
  13. Bem vindo prof. Rui. Desejo -lhe sucesso em sua nova empreitada

    ResponderExcluir
  14. Duda, obrigado por divulgar a realidade do PEB, ela é
    o que é, espero que mude nesses próximos anos e consigamos, pelo menos, chegar a um patamar da Índia...
    Ao Rui Botelho, estamos juntos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário