Starship SN5 realiza o tão esperado salto de 150 m

Olá leitor!

Aproveitando que o Duda não está aqui para dar uma de J.J. Jameson e praguejar o Elon Musk (dono da SpaceX), como se ele fosse o Homem-Aranha, que, mesmo quando está certo, sempre está errado, vamos divulgar aqui algumas informações sobre o salto (voo estabilizado) de 150 m, realizado pelo protótipo SN5 da Starship na última terça-feira, 04 de agosto de 2020, nas instalações da SpaceX na cidade de Boca Chica, Texas.

Cabe aqui um parêntese caro leitor, pois de tanto o Duda Falcão desdenhar de tudo que o Musk faz e de chamar de "Muskeiros" quem valoriza as realizações, o lado inovador e empreendedor do, cada vez mais excêntrico, empresário, fiz uma aposta com nosso fundador do BS que se o Starship voar antes do SLS (Space Launch System), ele vai ter que vestir a camisa do Vitória (Esporte Clube Vitória) e, caso contrário eu irei vestir a camisa do Bahia (Esporte Clube Bahia).

Fonte: Gizmodo.com.au

Finalmente, indo ao que interessa, depois de muitas horas extras do kraken (ou seja, muitas explosões), o protótipo SN5, da futura nave espacial Starship da SpaceX, fez o seu tão sonhado salto (voo) de 150 m. Esse novo marco do desenvolvimento da Starship ocorreu na tarde do dia 6, com um grande sucesso.

Veja aqui abaixo um video do voo direto do canal da SpaceX:


                                        Fonte: SpaceX Channel - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=s1HA9LlFNM0)

O infográfico abaixo (credits to @InfographicTony on Twitter) apresenta, quadro a quadro, as principais etapas do voo. Claramente observa-se no inicio do salto (lift-off) um deslocamento horizontal exacerbado, provavelmente resultante do fato do centro de empuxo da nave não estar alinhado com o centro de massa, graças a instalação do único motor Raptor ter sido feita fora do eixo central do protótipo. 

Em seguida, percebe-se também uma rápida compensação feita pelo sistema de estabilização do SN5, para a anulação da componente horizontal da velocidade, por meio da inclinação do protótipo para o lado oposto ao deslocamento, da vetorização do motor (gimballing) e do aumento do empuxo, o que demonstra a capacidade adaptativa e confiabilidade do sistema de estabilização da SN5.

Na etapa intermediária do salto, percebe-se claramente que, já estabilizado, o SN5 mantem-se com uma leve inclinação enquanto sobre até o apogeu do teste e, na fase final, inclina-se novamente em direção oposta ao deslocamento, para, mais uma vez, anular a componente horizontal da velocidade, agora juntamente com a vertical, aterrizando suavemente a cerca de 100 metros do pad de lançamento.

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Fonte: Tony Bela - Infographic news on Twitter (@InfographicTony) in (https://twitter.com/InfographicTony/status/1290822861662220288/photo/1)

Esse exitoso teste de voo aconteceu depois de um teste estático de acionamento do motor Raptor, realizado semana passada, mais precisamente no dia 30 de julho de 2020. Essa etapa teste estático do motor e as etapas de teste de pressurização dos tanques de combustível dos protótipos vinham sendo o "Cabo da Boa Esperança" da SpaceX nesse projeto.

Foram "vítimas" dessas etapas os protótipos MK1 (MK = MarK), 
SN2, SN3 e SN4 (SN = Serial Number). Ao que parece, superada essa maré de infortúnios que pairava sobre o projeto, com o salto de 150 m as coisas vão fluir melhor, sendo a próxima etapa o salto de 20 Km.

Segundo a SpaceX, considerando o ritmo atual, o início dos testes do Starship / Super Heavy está  prevista para 2021.

Fonte: Wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/Super_heavy-lift_launch_vehicle)

Se prepara para vestir a camisa do rubro-negro baiano Duda Falcão!

Rui Botelho

Comentários

  1. Olá Prof. Rui Botelho!

    Kkkkkkkkl, que dizer então que finalmente o alucinado colocou esse tanque de aço inoxidável de Água narigudo pra voar, nê??? Bonita a façanha dele, porém a realidade é essa mesmo, apenas um tanque de Água narigudo montado sobre motores foguetes com controle de altitude é de atitude, nada mais do que isso. Nave espacial é outra coisa, especialmente uma para 100 pessoas como ele vem divulgando. Mas vamos pra frente, nada como tempo pra diferenciar o mundo da fantasia do da realidade. Abs

    Duda Falcão

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  2. O Musk disse no Twitter que ainda vão realizar vários desses pequenos voos de 150 metros para "amaciar" o processo de lançamento deles (esse primeiro sofreu vários "scrubs" antes de darem o start, e mesmo assim houve problemas visiveis, como chamas em volta do motor e uma aparente explosão na base/launchpad). Creio que os próximos desafios serão voos de 500 e 1000 metros, seguindo os passos do desenvolvimento do Falcon 9.

    Sobre o aspecto desses protótipos, não vejo muito problema. Parece mais um silo de grãos do que um foguete de verdade? Sim, mas é um silo com tanques de metano e oxigênio pressurizado dentro, assim como um motor bem respeitável, comparável aos motores russos (e americanos de outrora). Se você tirar a casca de um Proton russo vai ver as mesmas coisas - tanques de combustível e oxigenio pressurizados, com motores embaixo. Saturn V? Tanques de hidrogênio e oxigenio, 4 motores embaixo. Ônibus Espacial? Idem, de certa forma.

    A "casca" do foguete não tem tanta importância assim, não é nela que está o "segredo da coisa", a tecnologia importante. Fazer uma maquete de foguete bonitinha e "tradicional" qualquer um faz, até o Brasil. Fazer essa maquete colocar coisas em órbita? Aí não é pra qualquer um.

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