Brasileira de 17 anos é aprovada em curso de astrofísica da NASA

Olá, leitor! 


Segue abaixo a notícia publicada no site da Tribuna de Jundiai sobre a jovem estudante Isadora Stefanhak Costa Arantes (17 anos), de Porto Alegre, que foi selecionada para participar do Advanced Space Academy na NASA.

O Brazilian Space parabeniza a jovem Isadora e espera que outros jovens se inspirem no seu exemplo, buscando os conhecimentos das ciências espaciais e as oportunidades nessa área.

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Brasileira de 17 anos é aprovada em curso de astrofísica da NASA

Programa oferece aulas de astronomia e engenharia espacial e os alunos terão vivência da rotina dos astronautas.


Publicado 

em 29 de agosto de 2020

Atualizado há

 

Isadora Stefanhak Costa Arantes, de 17 anos

A estudante Isadora Stefanhak Costa Arantes, de Porto Alegre, tem apenas 17 anos mas já coleciona conquistas impressionantes. A jovem já ganhou medalhas, prêmios e homenagens por seu mérito nos estudos. Isadora sonha em ser astrofísica e recebeu a oportunidade de participar do programa de treinamento para astronautas promovido pela NASA, nos Estados Unidos.

Isadora conta que se inscreveu no programa pelo site da NASA e teve que preencher diversos requisitos, entre eles, ao menos duas cartas de recomendação, “eu coloquei dez”, comentou.

Os encontros da turma aprovada iriam acontecer no estado do Alabama, em julho deste ano. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o programa foi adiado para 2021.

Aos 13 anos, Isadora já tinha certeza do que queria fazer. “Pra mim, não tem coisa mais sensacional do que você juntar as teorias da física com astronomia, que é o estudo do universo”.

O Advanced Space Academy é um curso para jovens de até 18 anos, e tem no currículo atividades como engenharia espacial e montagem de satélites.

Interesses em comum

Na escola em que estuda, Isadora compartilha do interesse em astronomia com os amigos, e juntos montaram até um grupo de foguetes. Os alunos começaram usando garrafas pet como material para as montagens, com o tempo, o processo de aprimorou.

No grupo foram divididos setores para a pesquisa, montagem e divulgação dos protótipos montados. Os amigos se dividiram em engenharia, logística e design, química e tecnologia.

A família apoia o sonho da jovem e até deu de presente um telescópio para que ela pudesse explorar ainda mais o universo e suas curiosidades.

“Eu tenho planejamento de vida que quero estudar astrofísica e biologia. Eu quero focar na astrobiologia também, ela estuda a origem da vida no universo e se existe vida além da gente. Eu acho isso fantástico”.

Comentários