A história de Bernardo Riedel, professor mineiro que construiu cerca de 2,5 mil telescópios e mais de 15 observatórios

Olá, leitor!


Segue abaixo a nota alusiva publicada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), que não divulga mais o dia e horário de suas publicações, sobre a bela história do Prof. Bernardo Riedel, um ex-farmaceutico que dedicou-se a astrofísica e sua difusão no Brasil.

O Brazilian Space aproveita o ensejo para parabenizar o Prof.  Sr. Bernardo Riedel e, em seu nome, homenagear a todos que lutam pela ciência e pela divulgação científica no Brasil.

Rui Botelho
(Brazilian Space)

História: Conheça Bernardo Riedel, professor mineiro que construiu cerca de 2,5 mil telescópios e mais de 15 observatórios

NASCIDO EM 1940, BERNARDO RIEDEL SEMPRE SONHOU EM TRABALHAR COM ASTROFÍSICA. APÓS ABANDONAR O TRABALHO COMO FARMACÊUTICO, CONSTRUIU A PRÓPRIA OFICINA

Imagem: AEB.

A história de Bernardo Riedel com a astronomia começou quando ele tinha apenas 13 anos, em 1953, no Bairro Santa Tereza de Belo Horizonte (BH). O jovem levou um rádio para consertar e descobriu que o técnico havia acabado de construir um pequeno telescópio newtoniano. A partir deste momento, o desejo de criar o seu próprio equipamento foi constante na vida de Bernardo.  

Desde então, Bernardo começou a estudar, aprender e buscar todas as informações que tinha ao seu alcance sobre astronomia. A curiosidade o fazia conhecer novas técnicas sobre a construção de telescópios. A primeira construção do professor foi um telescópio, em 1954, período em que se tornou associado ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG).  

O tempo passou, e por conta da falta de incentivo e divulgação sobre o mercado de astronomia, o jovem que queria ser astrofísico optou por um curso de Farmácia, e ingressou na então Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1961, onde se tornou professor, menos de 10 anos depois.  

Aos 38 anos, Bernardo Riedel relembrou que sua real paixão era a astronomia. “Resolvi, então, abandonar minha profissão, onde eu estava indo muito bem, para me dedicar à astronomia e minha paixão de adolescente: estudar e construir telescópios, áreas em que mergulhei fundo”, afirmou o professor.  

Riedel construiu sua própria oficina, e desde então não parou de trabalhar. Ao longo da carreira, foi responsável por construir mais de 2,5 mil telescópios, vendidos até para fora do país, e montou mais de 15 observatórios no Brasil, entre eles o Observatório Nazaré, de Conselheiro Lafaiete e o Observatório Astronômico da Universidade de Itaúna, ambos em Minas Gerais. 

Aposentado pela UFMG e antigo astrônomo do Observatório Astronômico Frei Rosário, o professor é considerado como um dos principais especialistas brasileiros na construção de telescópio. Atualmente, ele é carinhosamente apelidado pela comunidade astronômica amadora como “Professor Pardal brasileiro”.  

O professor, realizado, conta que “hoje, ao completar 80 anos de vida e de luta, olho para trás e fico feliz por ter dado a minha contribuição para a ciência experimental no Brasil”, afirmou. Mesmo já aposentado e com todos estes anos já vividoso professor Bernardo Riedel continua trabalhando e contribuindo para o avanço da ciência em sua oficina B. Riedel Ciência e Técnica, construindo telescópios e montando observatórios em todo o país.  

A Agência Espacial Brasileira presta esta singela homenagem ao Prof. Riedel pelos serviços prestado à Ciência e em especial à astronomia  brasileira. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial. 

 Coordenação de Comunicação Social  CCS 

Comentários