Oumuamua: Pesquisador de Harvard Insiste Que Objeto é Mesmo Uma Nave Espacial Alienígena

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (16/01), no site da revista “GALILEU” destacando que pesquisador de Harvard insiste que o objeto “Oumuamua” é mesmo uma nave espacial alienígena.

Duda Falcão

GALILEU - CIÊNCIA - ESPAÇO 

Oumuamua: Pesquisador de Harvard
Insiste Que Objeto é Alienígena

Avi Loeb acredita que corpo é uma tecnologia ativa ou uma nave espacial
que não funciona mais e continua a flutuar no espaço

Por Redação Galileu
16/01/2019 – 11h54
Atualizado 11h54

(Foto: Divulgação)
Reprodução do Oumuamua.

Em uma nova entrevista com o jornal israelense Haaretz, Avi Loeb, chefe do Departamento de Astronomia da Universidade de Harvard, defendeu sua hipótese de que o objeto interestelar conhecido como Oumuamua poderia ser uma sonda alienígena.

"Assim que sairmos do Sistema Solar, acredito que veremos muito tráfego", ele disse. "Possivelmente nós receberemos uma mensagem dizendo: 'bem-vindo ao clube interestelar.' Ou descobriremos várias civilizações mortas, isto é, encontraremos seus restos mortais."

Depois que os astrônomos encontraram Oumuamua, Loeb e um colega especularam que ele seria um mecanismo de propulsão chamado vela solar, o que poderia explicar sua estranha trajetória.

Outra descoberta foi que o brilho do objeto mudou quando ele girou, indicando que ele teria uma forma achatada parecida com um charuto ou até uma panqueca – geometria incomum para asteroides. 

Uma tentativa de escutar sinais de rádio do misterioso corpo celeste veio à tona, mas Loeb insiste na possibilidade de que ele seja de origem inteligente. "Não temos como saber se é uma tecnologia ativa ou uma nave espacial que não funciona mais e continua a flutuar no espaço", afirmou. "Mas se Oumuamua foi criado junto com uma população inteira de objetos similares que foram lançados aleatoriamente, o fato de descobrirmos isso significa que seus criadores lançaram um quatrilhão de sondas como esta para todas as estrelas da Via Láctea."

Na entrevista, Loeb ainda sugeriu que o universo poderia estar repleto de sociedades alienígenas e que os cientistas deveriam se concentrar em encontrar evidências sobre elas.

"Nossa abordagem deve ser arqueológica. Da mesma forma que escavamos no solo para encontrar culturas que não existem mais, precisamos cavar no espaço para descobrir civilizações que existem fora da Terra", ele declarou. "A busca por vida extraterrestre não é especulação. É muito menos especulativo do que a suposição de que há matéria escura no universo."


Fonte: Site da Revista Galileu - 16/01/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Pois é, como eu disse, esse objeto ainda vai dar muito que falar, como ocorre hoje com o tal suposto ‘Planeta X’. O problema é que jamais saberemos de verdade o que poderia ter sido este objeto, enquanto que no caso do ‘Planeta X’, a crença hoje é que se ele existe mesmo em breve deverá ser descoberto. Enfim... Em nossa opinião, justamente por conta de situações como essa do ‘Oumuamua’ que a humanidade deveria ter estacionado nos chamados ‘Pontos de Lagranges’ (são cinco) sondas espaciais com a mais rápida e avançada propulsão espacial disponível atualmente (creio que a nuclear) para que assim pudéssemos investigar objetos estranhos como esse em nossa vizinhança.

Comentários