Estão Abertas as Inscrições Para a Olimpíada Brasileira de Astronomia

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (24/01), no site da "Revista GALILEU" destacando que já estão abertas as inscrições para a "Olimpíada Brasileira de Astronomia".

Duda Falcão

GALILEU - CIÊNCIA - OLIMPÍADA CIENTÍFICA

Estão Abertas as Inscrições Para a
Olimpíada Brasileira de Astronomia

Podem se inscrever todos os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio,
tanto de escolas públicas quanto particulares.

Por Redação Galileu
24/01/2019 - 13H08
Atualizado 13h08

(FOTO: VINCENTIU SOLOMON/UNSPLASH)
Melhores classificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e
Astronáutica representação o Brasil em competição internacional.

Estão abertas as inscrições para a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), a maior do Brasil em sua área, que será realizada em 17 de maio.

Podem se inscrever todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, tanto de escolas públicas quanto particulares.

A competição tem dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria é de raciocínio lógico. O exame se divide em quatro níveis: os três primeiros são para estudantes do Fundamental e o quarto e último para alunos do Ensino Médio.

Alunos e professores podem se preparar para a competição com o material disponível no aplicativo "Simulado Oba", disponível para celulares, tablets e computadores. O download pode ser feito pelo site da Olimpíada

Os melhores classificados representarão o Brasil em 2020 na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e concorrerão a vagas na Jornada Espacial de São José dos Campos (SP).

O evento coordenado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) está em sua 22ª edição.

Além disso, as inscrições para 13ª MOBFOG (Mostra Brasileria de Foguetes), evento organizado pela OBA, também estão abertas.

Estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem se inscrever para testarem suas habilidades de construir e lançar o mais longe possível foguetes feitos de canudinhos de refrigerante (1º nível, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental), tubos de papel (2º nível, 4º e 5º ano do fundamental) e garrafas pet (3º nível, 6º ao 9º, em que apenas água e ar comprimido podem ser usados no lançamento).

Aqueles que já concluíram o Ensino Médio podem participar representando a escola em que se formaram, desde que a instituição concorde. Caso o jovem esteja na universidade, deve pedir uma autorização de sua faculdade. O evento acontecerá dentro da própria escola.

Os foguetes devem ser desenvolvidos e lançados individualmente ou em equipe — e os estudantes de Ensino Médio cujos lançamentos ultrapassarem cem metros de altura serão convidados para a Jornada de Foguetes, a ser reralizada na cidade de Barra do Piraí, interior do RJ.

Escolas devem informar o nome dos alunos participantes e os desempenhos de seus respectivos foguetes após 17 de maio (mesmo dia da prova da OBA).

Cada uma poderá mandar no máximo uma equipe para representá-la. Professores e diretores receberão certificados e, os estudantes que tiverem os melhores resultados, receberão medalhas.

A OBA é coordenada por uma comissão de membros da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) e da AEB (Agência Espacial Brasileria), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Unip (Universidade Paulista).

O cadastro para ambos os eventos é único e pode ser feito no site www.oba.org.br. Na aba "Downloads" encontram-se materiais informativos com detalhes sobre desenvolvimento de projetos.

Instituições que nunca participaram da OBA e da MOBFOG podem se inscrever até 17 de março.


Fonte: Site da Revista Galileu - 24/01/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários