Mais Rápido do Que Uma Bala
Olá leitor!
Segue abaixo um interessante artigo publicado na edição
de Janeiro de 2019 da “Revista Pesquisa FAPESP” tendo como destaque o projeto
do Veículo hipersônico 14-X Waverider que deve realizar seu primeiro voo teste dentro de
dois anos.
Duda Falcão
ENGENHARIA - INOVAÇÃO
Mais Rápido do Que Uma Bala
Pesquisadores brasileiros
desenvolvem veículo aéreo que
se deslocará em velocidade
hipersônica
Por Yuri Vasconcelos
Revista Pesquisa FAPESP
Edição 275 - Jan. 2019
Fotos: Léo Ramos Chaves
Modelo de laboratório do vant.
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Se tudo correr como
planejado, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará dentro de dois anos o
ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país. O teste
integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de
desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, no mínimo, a cinco vezes a
velocidade do som, ou Mach 5. Mach é uma unidade de medida de velocidade
correspondente a cerca de 1.200 quilômetros por hora (km/h). O programa é
coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de
pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em
parceria com a empresa Orbital Engenharia, ambos de São José dos Campos (SP).
Além do motor hipersônico,
o projeto Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciado em 2006, prevê a
construção de um veículo aéreo não tripulado (vant), onde o motor será
instalado. Batizado de 14-X, em homenagem ao 14-Bis, o vant empregará o
conceito de waverider, no qual uma onda de choque gerada abaixo
dele, em razão de sua alta velocidade, lhe fornece sustentação. É como se,
durante o voo, o veículo “surfasse” na onda induzida por ele.
VANT 14-X
Comprimento 4 m
Envergadura 1,2 m
Peso cerca de 750 kg
Velocidade 12.000 km/h
Altitude de voo 30.000m a 40.000m
“Ainda não há aeronaves
hipersônicas em operação rotineira no mundo. Essa tecnologia simboliza o estado
da arte mesmo para países como Estados Unidos, Rússia e China”, informa o
coronel Lester de Abreu Faria, engenheiro eletrônico e diretor do IEAv. “Todos
buscam esse conhecimento e, apesar do longo tempo de desenvolvimento, não
estamos muito atrás dos líderes mundiais.”
De acordo com Israel Rêgo,
gerente do projeto PropHiper, o motor hipersônico em desenvolvimento no país,
do tipo scramjet (supersonic combustion ramjet), também
poderá ser empregado como segundo ou terceiro estágio de propulsão de foguetes
– esses veículos espaciais são dotados de vários estágios (ou motores),
acionados sucessivamente ao longo do voo. No primeiro ensaio, previsto para
2020, o motor scramjet será instalado em um foguete de
sondagem do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), unidade do DCTA voltada ao
desenvolvimento de tecnologias para o setor aeroespacial. O projeto teve apoio
da FAPESP.
Ensaio do motor scramjet em túnel de vento. |
Já o veículo aéreo
hipersônico integrado ao motor scramjet poderá ser usado como
avião de passageiros ou para fins militares. Em 2018, Rússia e China testaram
com sucesso os mísseis hipersônicos Avangard e Xingkong-2, respectivamente. Nos
Estados Unidos, a Lockheed Martin está construindo um veículo hipersônico para
voo a Mach 6.
Desde o início do projeto,
já foram investidos R$ 53 milhões no 14-X, programado para voar a Mach 10 (12
mil km/h) (ver infográfico). “Metade do tempo do
programa destinou-se à capacitação de pessoal e à implantação da infraestrutura
laboratorial, com destaque para o túnel de choque hipersônico T3 onde são
feitos os ensaios aerodinâmicos [ver Pesquisa FAPESP no 135]”,
conta Rêgo. “O grande salto agora é ‘sair’ do laboratório e operacionalizar em
voo as tecnologias do waverider e do motor.”
Alguns desafios, no
entanto, ainda precisam ser superados. O primeiro é a finalização do scramjet.
Assim como os motores de jatos comerciais, o scramjet usa o ar
da atmosfera para a queima do combustível. No entanto, ao contrário dos motores
dos aviões, o do 14-X não tem partes móveis, como compressores e turbinas. “Na
combustão supersônica, o ar capturado deve ser desacelerado, pressurizado e
aquecido antes de entrar na câmara de combustão, onde é injetado o combustível.
E isso depende da perfeita geometria do motor”, diz Rêgo.
Outra dificuldade do
projeto é fazer com que o veículo resista ao atrito gerado pelo voo à
velocidade hipersônica. “As partes que sofrem maior aquecimento por fricção com
o ar devem ser feitas de materiais resistentes a altas temperaturas, enquanto
as mais frias devem ser de aço ou alumínio aeronáutico”, explica o coronel
Marco Antônio Sala Minucci, engenheiro aeronáutico e consultor de hipersônica
do projeto 14-X.
Por fim, é preciso fazer a
perfeita integração entre o motor e o veículo hipersônico, já que o arrasto
(força contrária ao deslocamento) no voo hipersônico é muito alto. “A parte
frontal do veículo deve funcionar como entrada de ar [no motor], produzindo sua
compressão, enquanto a parte traseira deve operar como uma tubeira,
transformando a alta temperatura e a pressão da câmara de combustão supersônica
em empuxo. Assim, o motor e o veículo tornam-se indistinguíveis, atingindo
velocidades de voo extremamente altas”, conta Israel Rêgo.
Projeto
Investigação experimental preliminar em combustão supersônica (nº 04/00525-7); Modalidade Auxílio à
Pesquisa – Regular; Pesquisador responsável Paulo Gilberto de
Paula Toro (IEAv); Investimento R$ 2.206.289,32.
Fonte: Revista Pesquisa FAPESP - Edição 275 - Janeiro de
2019
Comentário: Bom leitor, parece que finalmente está
chegando a hora de vermos esse troço voar, afinal agora com o Presidente Bolsonaro
a frente do Governo, projetos como este deverão finalmente ter um apoio logístico
estratégico condizente com as suas necessidades, aliado evidentemente por uma
cobrança por resultados, tirando assim o projeto definitivamente das tão
famosas apresentações em powerpoint e dos intermináveis testes de laboratórios
para um real e necessário teste de voo. Será? Bom a expectativa é enorme, pois
esta tecnologia de vanguarda é muito importante, tanto para o setor de defesa, como para o setor civil do Programa Espacial Brasileiro. Avante 14-X Waverider. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor, o Sr. Carlos Cássio Oliveira, do grupo CEFAB, pelo envio do vídeo acima.
Aí depois de uma leve pressão externa abandona tudo. Não mostra resultados e fica todo mundo em silêncio. Normal mais um ano no Brasil. Estou esperando até hoje lançamento do VLS era 2012 depois nem se fala mais kkkkk
ResponderExcluirOlá Estação Games!
ExcluirE vai continuar esperando, pois o VLS-1 foi descontinuado desde 2016, e agora a bola da vez é o VLM-1 que, segundo previsões, deve fazer o seu primeiro voo em 2021. Valeu?
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
E que venha o VLM 1, depois o Aquila 1 e na sequência o Aquila 2 e que Deus nos abençoe
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