AEB / ESA Assinam Acordo Para Rastreamento de Veículos Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (10/01) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que esta agência e a Agência Espacial Europeia (ESA), assinaram no ultimo dia 19/12 um acordo para rastreamento de veículos espaciais.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Agências Assinam Acordo Para
Rastreamento de Veículos Espaciais

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 10/01/2019 - 17h41
Última modificação: 10/01/2019 - 17h50

Fotos: CLBI

As agências Espacial Brasileira (AEB) e a Espacial Europeia (ESA) assinaram, no dia 19 de dezembro, o novo acordo para a utilização de meios de rastreamento e de telemedidas de veículos espaciais em território brasileiro. A cerimônia de assinatura aconteceu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

O acordo, assinado pelo presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho e pelo diretor da ESA, Daniel Beat Neuenschwander, busca contemplar a realização de rastreamento e telemedidas de lançamentos dos foguetes Ariane, Vega e Soyuz a partir de Kourou, na Guiana Francesa, pelo CLBI. Também foram atualizados alguns pontos da parceria que precisavam ser reavaliados devido ao aprofundamento da cooperação entre as partes envolvidas.

A parceria entre as duas agências permite maior visibilidade do Programa Espacial Brasileiro e demonstra a capacidade de o Brasil atuar em parceria com outros países, além de fazer rastreio preciso de objetos espaciais. O acordo teve início na década de 1970 e passou por diversas modificações ao longo dos anos.

O evento contou com as presenças do diretor do CLBI, o tenente-coronel Fábio Andrade de Almeida, o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB, Brigadeiro Rogério Luiz Veríssimo, a chefe do Gabinete de Relações com o Cliente, Estratégia e Relações com o Cliente e direção de Transportes Espaciais, Catherine Elisabeth Baudin, o Diretor de Transporte Espacial da ESA, Davide Nicolini, e a responsável pelo Departamento de Relações Externas da ESA, Anabela Pires Fonseca.

Parceria

O primeiro acordo do governo brasileiro com a ESA para realizar atividades de rastreamento e telemedidas no Brasil foi assinado em 1977. O governo brasileiro, representado na época pela Comissão Brasileira de Atividades Espaciais (COBAE) e pela ESA renovaram o acordo em 1994 e incluíram a utilização das instalações do CLBI para o Programa Ariane.

O acordo seria encerrado em 2002, mas continuou em vigor por intermédio de troca de Notas Diplomáticas. A troca de Notas de 2011 recebeu emendas e passou a incluir os lançadores Vega e Soyuz, que, partindo de Kourou, passaram a ser, juntamente com o Ariane, rastreados pelo CLBI. A última troca de Notas ocorreu em 2014, prorrogando o acordo por mais cinco anos, ou seja, sua validade expiraria em 2019.



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor esse deve ter sido uma das ultimas ações do incompetente Sr. Braga Coelho a frente da agora renovada Agência Espacial de Brinquedo (AEB), agência esta que terá ainda um longo caminho para resgatar o prestigio e a competência gerencial que existiu por breve período quando de sua criação. Um longo caminho até que possa ser considerada novamente uma agência espacial de verdade e não um balcão de negócios e de cabide de empregos. Que a ‘Força’ esteja com o Sr. Carlos Augusto Teixeira de Moura, novo presidente da Agencia.

Comentários

  1. AEB não seria "Agência Espacial Brasileira"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!

      Como regra não publico comentário anonimo no Blog, mas como você fez uma pergunta que acho pertinente esclarecer, vamos lá. Sim realmente a sigla AEB significa 'Agência Espacial Brasileira', mas fora a época em que ela esteve diretamente sob a batuta da 'Presidência da Republica, ou seja, nos seus primeiros quatro anos de existência', 1994-1998 aproximadamente, ela nunca atuou com uma agência espacial de verdade, e sim como um balcão de negócios e de cabide de empregos, especialmente durante a gestão do incompetente Sr. José Raimundo Braga Coelho que destruiu quase por completo o pouco que a mesma conseguia realizar. Diante disso, passou a ser conhecida pela Comunidade Espacial como uma Agência Espacial de Brinquedo (AEB), imagem esta que agora no novo Governo Bolsonaro esperamos seja modificada. Tá ok amigo Unknown? Por gentileza, se identifique da próxima vez.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Fanfarrões serão sempre fanfarrões. Nunca serão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário