Operação Raposa - Um Grande Marco Para Astronáutica Brasileira

Olá leitor!

Pois é caro companheiro, apesar dos desmandos, da estupidez, da hipocrisia, da corrupção, do populismo exacerbado, da falta de visão e de comprometimento com um verdadeiro programa de desenvolvimento para o país por parte da trupe de energúmenos da presidentA petista DILMA ROUSSEFF, o Brasil está bem próximo de fazer história nessas próximas semanas, infelizmente sem ter tido (até o momento) qualquer manifestação da mídia brasileira.

Diante disso, o “Blog BRAZILIAN SPACE” não podia furta-se de divulgar esse momento histórico para Astronáutica Brasileira, momento este que poderia até ser mais significativo se não fosse a existência do “Empecilho DILMA”, mas que mesmo assim será muito importante tecnologicamente para o nosso país, ao mesmo tempo em que também significará o resultado do grande esforço e determinação de valorosos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da empresa brasileira Orbital Engenharia (em sua maioria anônimos para sociedade), que dedicaram quase uma década de suas vidas para obter essa vitória.

Logotipo da missão

O leitor pode perguntar: Mas Duda do que você está falando? Bom leitor estou falando da “OPERAÇÃO RAPOSA”, ou seja, da operação de lançamento do "VS-30/L5 V13", que está prevista para ocorrer do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) nas próximas semanas (antes deverá ser lançado um foguete de treinamento FTI como preparação para esta missão), e que tem como objetivo transportar a Carga Útil EPL (Estágio Propulsivo Líquido), que é composta pelo primeiro motor-foguete líquido brasileiro (L5) e o seu Sistema de Alimentação Motor-Foguete (SAMF), equipamentos estes importantíssimos para o avanço da tecnologia de veículos lançadores de satélites do Brasil.

Concepção Artística do VS-30/L5 da Operação Raposa
(clique em cima da imagem para ampliar)

Pela primeira vez na história das atividades espaciais brasileiras (52 anos depois de seu início) será acionado em voo do nosso território um motor-foguete movido a combustível líquido (Etanol e LOX - motor verde), o que exigirá dos profissionais envolvidos nesta missão a realização de uma série de procedimentos operacionais (veja abaixo alguns deles) que até então não haviam sido realizados em território brasileiro.

Novos procedimentos operacionais a serem
realizados no CLA nesta missão.
(Clique em cima das imagens para ampliá-las)

Só resta ao blog desejar aos comandados do Brig. Kasemodel (diretor do IAE), aos profissionais do CLA e aos profissionais da Orbital Engenharia, sucesso nesta missão, e ficamos no aguardo para saber qual será o próximo passo, meta entre outras (quem sabe) que poderão ser esclarecidas pelo próprio Brig. Kasemodel em entrevista ao blog que deveremos publicar em breve.

Entretanto, fique atento leitor, já que ainda esse ano outra importantíssima missão deverá ser realizada pelo IAE (muito provavelmente em dezembro, assim eu espero), ou seja, a operação de lançamento do “VS-40/SARA Suborbital I”, só que dessa vez do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em Natal (RN), mas essa é uma outra história...

Duda Falcão


Fonte: Formulado com informações divulgadas pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) 

Comentários

  1. Oi,
    Você sabe da existência de algum streaming pra acompanhar esse lançamento?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Não amigo, não tenho essa informação.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Este não será o primeiro foguete a propelente liquido lançado em território brasileiro. Em idos de 1966 houve um lançamento do foguete de sondagem Aerobee para estudos de astronomia de altas energias.
    Mas com certeza será o primeiro lançamento de um foguete a propelente líquido completamente desenvolvido aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Obrigado amigo pela informação. Vou pesquisar para buscar maiores informações.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Qual o empecilho que a Dilma esta causando a este lançamento ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poder Brasil!

      Você deve ser leitor novo aqui no blog. Bom, respondendo a sua pergunta, a DILMA é um empecilho desde que assumiu o governo. Vem boicotando o PEB sumariamente enquanto apoia esse desastroso acordo que gerou a ACS. Nesse caso especifico, por exemplo, essa missão era para ser realizada com o motor L15, mas por falta de recursos financeiros o IAE teve de encerrar seu desenvolvimento na fase final de projeto. Mas esse é só um exemplo, todo programa espacial brasileiro está sendo sumariamente prejudicado por essa presidentA irresponsável e sua trupe de energúmenos, e aí incluído o VLS-1 que já deveria ter realizado seu primeiro voo tecnológico no final de 2012.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilan Space)

      Excluir
    2. Acompanho o programa Espacial Brasileiro a muito tempo e Não sou defensor do Governo Dilma, mas eu apenas fiz a pergunta porque Qual Presidente não foi um empecilho ao Programa Espacial ?

      Já tivemos Presidentes que foram empecilhos maiores que a Dilma, no geral os políticos Brasileiros não conseguem entender os benefícios do Programa Espacial, e a maioria dos adversários da Dilma tem visões até mais negativas do Programa Espacial.

      E não são apenas os Políticos, a população Brasileira também não entende os benefícios do Programa Espacial.

      Excluir
    3. Olá Sr. João Lira!

      Realmente o senhor está certo no que diz. Desde o Governo Collor houve diversos presidentes ruins para o PEB, inclusive até piores do que a DILMA como o senhor falou, como o Itamar e o próprio Collor, por exemplo. Entretanto falar de passado não ajuda em nada, e a DILMA é hoje a bola da vez. Além disso, ela tinha tudo para fechar com chave de ouro diversos projetos onde não existem mais empecilhos tecnológicos, como o VLS-1, por exemplo, mas optou irresponsavelmente por boicotar todo o programa e apoiar o desastroso acordo com a Ucrânia repudiado pelos profissionais do setor. O senhor também está certo quanto ao que diz sobre os políticos e o povo, e por conta disso a luta pelo esclarecimento não é nada fácil, mas enfim...

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário