CTI Renato Archer Desenvolve Software Para Rede de Pluviômetros

Olá leitor!

Segue uma nota postada ontem (11/10) no seu site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o CTI Renato Archer vem desenvolvendo software para Rede de Pluviômetros do CEMADEN.

Duda Falcão

CTI Renato Archer Desenvolve
Software Para Rede de Pluviômetros

11/10/2013 - 11:30

Desde o ano passado, o CTI Renato Archer atua em colaboração com o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) para a implementação da maior rede de pluviômetros já instalada na América Latina.

O CTI foi responsável pelo desenvolvimento do software para o gerenciamento dessa rede. O software já está instalado e operando na cidade de Cachoeira Paulista, onde fica o centro de controle do CEMADEN.

“O projeto do sistema para gerenciamento dos dados das plataformas de coletas de dados (PCDs) foi desenvolvido no primeiro trimestre de 2013 e demandou um esforço de toda a equipe, já que se trata de um projeto nacional para implantação de plataformas em áreas sujeitas a enchentes”, disse o coordenador do projeto, Marcos Rodrigues, da divisão de Software para Sistemas Distribuídos do CTI.

Segundo ele, no desenvolvimento do sistema de gerenciamento de dados dos PCDs trabalha-se com as tecnologias JEE 6, JBoss, PostgreeSQL e JPA. 



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. Já há algum tempo o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas (SP), vem desenvolvendo tecnologias nessa área extremamente importantes para o Brasil. Inclusive o CTI Renato Acher está no momento envolvido no desenvolvimento do Projeto CITAR (veja aqui), ou seja, “Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação”, que é de extrema necessidade se quisermos ter uma tecnologia de satélites confiável em ambiente espacial. Entretanto, como todos os projetos espaciais em desenvolvimento no Brasil, para que estes projetos venham avançar com consistência, terão ainda de vencer o Empecilho DILMA, coisa que convenhamos, como já disse no meu comentário na nota do Projeto CITAR, não é nada fácil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial