Miniobservatório Astronômico do INPE Comemora 10 Anos de Portas Abertas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Miniobservatório Astronômico do instituto comemorará 10 anos de portas abertas.

Duda Falcão

Miniobservatório Astronômico do INPE
Comemora 10 Anos de Portas Abertas

Terça-feira, 29 de Outubro de 2013

No dia 30 de outubro acontece uma programação especial em comemoração aos 10 anos do Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Às 19 horas, será realizada uma palestra sobre temas astronômicos no Auditório do Prédio CEA II (andar térreo). Servidores, estudantes e demais colaboradores do INPE e seus familiares não necessitam de inscrição prévia.

Logo em seguida à palestra, se as condições climáticas estiverem favoráveis, haverá observação do céu no telescópio do Miniobservatório. Mais informações através do telefone (12) 3208-7194, com Silvia.

Difusão do Conhecimento

A astronomia desperta grande interesse entre as pessoas e está vinculada a quase todas as áreas da ciência. Com esta motivação é que são promovidas as atividades de difusão científica no Miniobservatório Astronômico do INPE, que são gratuitas e já atenderam milhares de estudantes brasileiros.

O Miniobservatório Astronômico foi inaugurado em 2003 para dar suporte às atividades de difusão, pós-graduação e pesquisa da Divisão de Astrofísica da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE.

O telescópio óptico do Miniobservatório é do tipo refletor Schmidt-Cassegrain de 28 cm de diâmetro de abertura. É utilizado tanto para aquisição de imagens digitais dos astros por meio do uso de uma câmera CCD automatizada e filtros astronômicos, como também para visualização direta dos mesmos com o uso de oculares.

O sistema inclui ainda um focalizador automatizado, um redutor focal para aumento do campo de visada, duas lunetas guias montadas no INPE (uma visual e outra digital) e, também, uma miniestação meteorológica para fornecimento das condições do tempo local. Além da sala de observação do céu, o Miniobservatório possui um auditório com recursos didáticos e capacidade para 25 pessoas.

Observações Remotas

Amplamente utilizada em pesquisas astronômicas em todo o mundo, a observação astronômica remota consiste em investigar os astros com auxílio de um telescópio controlado à distância. Com o intuito de expandir esta prática e levar conhecimento ao público, o Miniobservatório do INPE disponibiliza, na internet, um sistema computacional para observações remotas dirigido a estudantes do nível fundamental ao superior, que devem ser supervisionados por um professor.

Na instituição de ensino, os interessados acessam o sistema para orientar o telescópio e a câmera CCD do Miniobservatório na direção do astro que desejam observar. Para isso, não é necessário ter conhecimento prévio de astronomia, apenas alguma experiência em programas de navegação na internet e de visualização de imagens digitais.

Assim, os estudantes realizam uma observação astronômica, analisam as imagens dos astros, além de serem instigados a pesquisar sobre cada um deles.

As sessões remotas ocorrem às quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min, nos meses em que as condições do tempo meteorológico são mais favoráveis, exceto julho (férias escolares). Cada sessão é assistida pela equipe do Miniobservatório e acompanhada por um pesquisador em astrofísica. Para participar, é necessário realizar inscrição por meio de formulário disponível na página do Miniobservatório:

Visitas

O Miniobservatório Astronômico possui também um programa de visitas presenciais direcionadas a estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental. A visitação regular ocorre às quartas-feiras, das 19h às 21h, nos mesmos meses das observações remotas.

Cada visita é constituída pela visualização de astros com telescópio, caso as condições de céu permitam, e por uma palestra sobre um tema astronômico, ministrada por um pesquisador em astrofísica. As visitas devem ser previamente agendadas, de acordo com os procedimentos informados no site do Miniobservatório: http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/visitas.php

Miniobservatório Astronômico do INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial