LIneA Adere ao Esforço Internacional Para Calibrar Redshifts Fotométricos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (18/10) no site do “Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA)” destacando que o LIneA aderiu ao esforço internacional para calibrar Redshifts Fotométricos.

Duda Falcão

LIneA Adere ao Esforço Internacional
Para Calibrar Redshifts Fotométricos

18/10/2013

Um dos elementos chave no estudo da energia escura é a determinação da distância (mais precisamente, o redshift) das galáxias. Em levantamentos puramente fotométricos (sem observações espectroscópicas de onde se pode extrair o redshift do objeto) a forma de se fazer isso é através de técnicas de determinação do redshift baseado puramente nos dados fotométricos (photo-z). Para aferição e avaliação de desempenho das distintas metodologias determinadoras de photo-z, precisa-se de uma amostra com redshifts determinados espectroscopicamente, pois estes últimos são mais precisos.

O LIneA se une a outras instituições internacionais na elaboração de uma proposta submetida para o programa Public Spectroscopic Surveys do European Southern Observatory com a finalidade de realizar um ambicioso levantamento espectroscópico, com 6 anos de duração, usando o instrumento VIMOS montado num dos Very Large Telescopes (4 telescópios com 8,5m de abertura cada, situados no Chile). O objetivo do projeto é obter dados que permitam a produção de uma amostra de 75,000 redshifts de alta qualidade para galáxias representativas de uma amostra profunda. Esta amostra é critica para a calibração dos redshifts fotométricos que serão usados na análise de diversos levantamentos fotométricos em andamento e futuros, como o Dark Energy Survey e o Large Synoptic Survey Telescope. Ao LIneA caberá a responsabilidade da curadoria dos dados e a produção de catálogos combinando informações provenientes de diferentes levantamentos.

Figura 1- Foto dos telescópios VLT
localizados no Cerro Paranal, Chile.
Figura 2- Instrumento VIMOS acoplado
a um dos telescópios VLT. 


Fonte: Site do LIneA - http://www.linea.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial