Mensagem do IAE Alusiva aos Seus 59 Anos de Fundação

Olá leitor!

Segue abaixo a ordem do dia postada ontem (18/10) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), alusiva ao 59 anos de fundação do instituto.

Duda Falcão

Ordem do Dia Alusiva ao 59 Aniversário
do Instituto de Aeronáutica e Espaço

Pulicada em 18/10/2013 10:53
Atualizada em 05:12

O século XXI tem sido marcado por um mundo cada vez mais globalizado que encurta a distância entre as nações, porém aumenta a interdependência entre elas.

Este cenário de intenso intercâmbio de informações ainda é palco para que muitas tecnologias continuem restritas a determinados grupos de países, ou por serem sensíveis à segurança e soberania ou mesmo por questões de mercado.

Desde os tempos mais remotos, o poder tem suas bases no saber. No mundo atual, a soberania e independência de uma nação são ditadas pela sua capacidade de dominar tecnologias críticas, de transformar conhecimento em tecnologia e inovação.

Foi com este pensamento que os idealizadores e pioneiros do então centro tecnológico de aeronáutica, há 59 anos, plantaram a semente do que é hoje o instituto de aeronáutica e espaço.

Ao longo desses anos muitos foram os frutos das tecnologias e projetos que o IAE desenvolveu no cumprimento de sua missão que, de forma resumida, se traduz em desenvolver soluções cientifico-tecnológicas, nas áreas de aeronáutica, espaço e defesa para o fortalecimento do poder aeroespacial brasileiro.

Dentre esses feitos, podemos citar a consolidação da indústria aeronáutica brasileira, o desenvolvimento de alternativas energéticas como o motor a álcool, o desenvolvimento de tecnologias de acesso ao espaço e de sistemas de defesa de interesse da força aérea brasileira.

Mas a missão do IAE não é finita. O avanço tecnológico não pára e a organização tem que estar em constante mudança, renovando os seus laboratórios, buscando novas ferramentas de gestão e, o mais importante, mantendo o seu bem maior, o recurso humano, capacitado e apto para vencer novos desafios.

E assim o IAE tem feito. Exemplo disto é que neste ano importantes resultados foram alcançados, como:

- a primeira decolagem automática do projeto vant - veículo aéreo não tripulado;
- o primeiro teste de funcionamento do projeto tapp - turbina aeronáutica de pequena potencia;
- o primeiro ensaio de um motor foguete híbrido desenvolvido pelo IAE; e
- a construção do primeiro protótipo de um sistema de navegação inercial para a defesa, desenvolvido em parceria com a indústria nacional.

Às vezes, a relevância desses feitos passa despercebida até mesmo para quem os realiza, mas no futuro, certamente serão marcos das novas tecnologias desenvolvidas.
Militares e servidores do IAE!

Neste momento de comemoração, parabenizo todo o efetivo do IAE pelos resultados alcançados, em especial aos servidores que completam 40 e 30 anos de IAE, pelo exemplo de perseverança na missão e dedicação à nossa instituição.

Que o criador nos abençoe hoje e sempre! E que nele possamos encontrar a força e o ânimo para a busca incessante do cumprimento da nossa missão ensejada no grito de guerra:

Aeronáutica! Espaço! Defesa! Brasil!


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022