Acrux Divulga Informações Sobre o Space Camp 2014

Olá leitor!

Recebi ontem o release abaixo enviado ao Blog pelo Sr. Oswaldo Barbosa Loureda, um dos diretores da empresa Acrux Aeroespace Technologies de São José dos Campos (SP), solicitando que divulgássemos o “Space Camp 2014”, evento este que é realizado anualmente pela empresa com apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão

Space Camp 2014
Evento Técnico-Científico
Robótica - Astronáutica – Astronomia

1. INTRODUÇÃO A ACRUX

Para identificar a nossa empresa foi escolhida a estrela mais brilhante da constelação Cruzeiro do Sul (do latim crux), a estrela alpha crusis, ou simplesmente ACRUX que também representa o estado de São Paulo na bandeira brasileira, e, portanto, o nome da empresa também é uma homenagem ao estado sede da empresa.

A Acrux Aerospace Technologies nasceu e foi apoiada pela Incubadora de Projetos e Empresas Tecnológicas da área Aeroespacial – INCUBAERO, sediada no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA, na cidade paulista de São José dos Campos.

A Acrux foi criada com o objetivo de fornecer soluções para área de propulsão de foguetes de sondagem e veículos lançadores. No entanto, o grupo também atende projetos na área de sondagens ambientais, meteorologia, climatologia e geoengenharia através do uso de foguetes de pequeno porte e VANTs. Além disso, realiza pesquisa e desenvolvimento em propulsores sólidos e líquidos, estruturas aeroespaciais, otimização e viabilização de produtos.

Com o objetivo de estimular nos jovens brasileiros o interesse pela ciência e a tecnologia de uma forma prática e lúdica, a empresa também investe na educação, desenvolvendo materiais didáticos e organizando palestras e eventos científicos. Cada divisão da Acrux possui especialistas apoiando ou liderando os seus processos, garantindo assim produtos e serviços de alta qualidade e confiabilidade.

ACRUX Aeroespacial


ACRUX Energia


ACRUX Educacional

Kit de Robótica Carro de Controle 01
Inspirada por sua visão social, a ACRUX criou a divisão educacional. Seus produtos didáticos buscam aproximar os jovens brasileiros da ciência e tecnologia de uma forma lúdica e divertida. Kits de robótica, micro foguetes didáticos, experimentos de baixo custo, literatura infanto-juvenil sobre aeronáutica são alguns dos vários produtos desenvolvidos ou atualmente em desenvolvimento pela ACRUX.

Além disso, a equipe técnica da empresa tem realizado palestras e ministrado cursos sobre foguetes e robótica em todo Brasil.

Somando forças ao trabalho desempenhado pela Agência Espacial Brasileira - AEB e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBAA, a empresa vem investindo na formação de mão de obra especializada e o incentivo de jovens alunos e professores pelo Pais, através de eventos como o Space Camp.

Kit de Micro Foguete Educacional FM300

Com o intuito de divulgar a ciência e despertar futuros talentos para a área aeroespacial, a ACRUX organiza há dois anos o SPACE CAMP, um acampamento espacial, onde adolescentes e professores do ensino médio participam de atividades dinâmicas e oficinas sobre astronomia, astronáutica e robótica. De uma maneira lúdica, incentivando a cooperação e o trabalho em equipe, os jovens constroem foguetes, satélites e robôs. Além disso, fazem visitas à museus de ciências e/ou centros de pesquisas, participam de dinâmicas integradoras, observam o espaço com telescópios e assistem filmes motivacionais.

Space Camp em 2012 em São José dos Campos/SP

2. INTRODUÇÃO AO SPACE CAMP 2014

Para que um país obtenha completa soberania precisa avançar tecnologicamente, de modo a alcançar sua independência de setores externos. O Brasil, apesar do grande avanço econômico dos últimos anos, ainda investe pouco no seu desenvolvimento tecnológico, em pesquisa básica e aplicada. Além disso, há uma escassa formação de profissionais qualificados para suprir a demanda dessas áreas. É fundamental, para que o Brasil continue a crescer, que haja políticas públicas adequadas e investimentos maiores em ciência e tecnologia e na formação de recursos humanos. Com a visão de que a educação de jovens com potencial para serem futuros cientistas e pesquisadores é um investimento que levará ao maior crescimento social e econômico da nação, a ACRUX criou o SPACE CAMP, um evento que busca despertar e formar talentos para a área aeroespacial e robótica. O Space Camp foi planejado nos moldes dos eventos internacionais Campus Party e Star Party, onde os adolescentes participam de atividades dinâmicas e lúdicas, aprendendo a construir robôs e foguetes, a observar e identificar as constelações estalares, a desenvolver uma metodologia científica, além de trabalhar em equipe.

Space Camp 2012

3. OBJETIVOS

O SPACE CAMP tem como objetivo despertar o interesse e motivar adolescentes para o campo de ciência e tecnologia, mais especificamente para o Programa Espacial Brasileiro. Além disso, por meio de oficinas e palestras os jovens aprendem sobre organização e planejamento de projetos, método científico, além de conceitos de segurança e trabalho em equipe.

4. ATIVIDADES

No SPACE CAMP palestras e oficinas sobre astronomia, astronáutica, robótica, programação e metodologia científica serão ministradas por profissionais qualificados. Em 2014 será realizado em TAUBATÉ/SP, do dia 28 de Janeiro a 02 de Fevereiro. No início do evento um problema tecnológico aeroespacial será proposto aos participantes, que, divididos em grupo, deverão planejar um projeto para a resolução do mesmo, contendo os objetivos e as estratégias e experimentos que serão utilizados. Os grupos receberão kits para a construção de satélites e foguetes e kits de eletrônica para execução desses experimentos.

Após a realização dos experimentos, utilizando as técnicas aprendidas nas oficinas, e a coleta de dados, os grupos avaliarão os resultados obtidos e elaborarão uma apresentação final. As apresentações serão realizadas no último dia do evento.

As equipes serão avaliadas desde o início do SPACE CAMP pelos seguintes requisitos: o projeto inicial, as técnicas e ferramentas utilizadas para execução do projeto, os resultados obtidos, a apresentação final, a participação do grupo nas atividades e a integração entre os participantes dentro de cada equipe. Haverá ainda observação do céu com telescópios, dinâmicas integradoras, visita à museu de ciência, filmes motivadores e ainda a Space Party, uma festa à fantasia com o tema científico. A melhor fantasia ganhará um prêmio.

5. CRONOGRAMA

Clique em cima da imagem para ampliar

6. ORGANIZADORES

Tecgo. Waldir Vieira
Dr. João Batista Garcia Canalle
Me. Oswaldo Barbosa Loureda
Edna Plens
Me. Tunísia Eufrasino Schuler

7. PALESTRANTES

INTRODUÇÃO A SATÉLITES
CONSTRUÇÃO DE SATÉLITES

Carlos Eduardo Quintanilha

Mestre em Ensino de Ciências (UnB)
Gerente do Programa AEB Escola da Agência Espacial Brasileira
Waldir Vieira / Jorg Bliessener

INTRODUÇÃO A FOGUETES
CONSTRUÇÃO DE FOGUETES

Oswaldo Barbosa Loureda
Mestre em Engenharia Aeroespacial (ITA)
Diretor da ACRUX

OFICINAS DE ASTRONOMIA

João Batista Canalle
Doutor em Astronomia (IAG/USP)
Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

INTRODUÇÃO AO ARDUÍNO
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Leandro Schip
Bacharel em Física (UFPR)
Coordenador de Ciências Exatas do Parque da Ciência de Newton Freire Maia

ELETRÔNICA EMBARCADA E AVIÔNICA

Waldir Vieira
Tecnólogo em Manufatura Aeronáutica
Diretor da Acrux

METODOLOGIA DE PESQUISA

Ivo Leite Filho
Doutor em Educação (USP)

8. SPACE CAMP: EDIÇÕES ANTERIORES

“O SPACE CAMP 2013 foi muito bom É legal saber que existem empresas como a Acrux que realizam eventos como este que promovem a interação entre os participante, e no meu caso, a afirmação da profissão que quero seguir e da motivação para alcançar meus objetivos.” Vinícius Alvers de Moura – Colégio São Francisco de Sales – Diocesano – Teresina

SPACE CAMP 2012 – Oficina de Foguetes de Garrafa Pet 
SPACE CAMP 2012 – Alunas e professora orientadora

“Somos de uma escola pública, que não tem recursos para ter um laboratório de ciências. Nós nos esforçamos muito para propagar o conhecimento científico aos nossos alunos, grande parte carente. Essa interação e troca de experiência para as estudantes e para nós, professores, foi mágica. A expectativa que tenho agora é de voltar mais animada e mais motivada para ensinar e treina os alunos.” – Alessandra Lisboa – professora do Distrito Federal que colocou dinheiro do próprio bolso para trazer as estudantes Izabel Araújo e Andreza de Andrade para o I SPACE CAMP

SPACE CAMP 2013 – Oficina de Robótica

“É muito difícil encontrar um evento que tenha integração, diversão, instrução e inovação da medida certa. O SPACE CAMP não apenas atingiu este objetivo como superou todas as expectativas. Um evento inesquecível!” Renan Weege – Colégio Imperatriz Leopoldina – São Paulo

9. MÍDIA

ACRUX


SPACE CAMP


10. CONVITE

A empresa Acrux também tem o compromisso de oferecer bolsas para jovens talentos de escolas públicas viabilizando que eles participem do SPACE CAMP. Esses estudantes, de acordo com a realidade econômica e social do Brasil têm poucas oportunidades de participar de eventos como estes, assim a ACRUX procura desta maneira, inspirar sonhos e incentivar esses jovens a acreditarem e lutarem por eles.

Convidamos a sua instituição a participar desta visão, investindo em alguma área do evento, como por exemplo, concedendo bolsas para jovens de escolas públicas ou através de doação de materiais ou equipamentos usados durante o evento, ou mesmo alimentação e alojamento dos estudantes.O custo calculado para este ano para cada inscrição de aluno ou professor foi de R$ 845,00 com tudo incluso nos 6 dias.

A sua instituição terá sua marca registrada nos materiais de divulgação e apoio (banners, cartazes, folders, pastas e manuais), além de ser citada em todo material que vier a ser divulgado pela imprensa.

11. BOLSISTAS DE ESCOLAS PÚBLICAS

De acordo com nossas possibilidades financeiras a Acrux oferecerá 5 bolsas para alunos de escolas públicas brasileiras, no entanto, sabemos que existem dezenas de outros jovens que não terão essa oportunidade e não poderão arcar com os custos. Assim sendo, convidamos a sua instituição a patrocinar os alunos de escolas públicas que estão na lista de espera, podendo ser com passagens ou a inscrição. Estamos na expectativa para colocá-los em contato.

Agradecemos a atenção! Venha sonhar conosco! Inspirando e Inovando

Me. Oswaldo B. Loureda
Acrux Aerospace Technologies
(12)3021-2193
(11)98124-4757
oswaldobl@gmail.com

ACRUX LTDA ME
Pça Eduardo Gomes 50
12228-615 Campus CTA
São José dos Campos/SP
CNPJ: 10.524.120/0001-41


Fonte: Acrux Aerospace Technologies

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial