Garoto Dá Aula de Astronomia e Quer Trabalhar na NASA

Olá leitor!

Abaixo uma matéria publicada dia (28/05) no site “G1” do globo.com, sobre um menino curitibano de 10 anos de idade que já dá aulas de Astronomia em sua escola e quer atuar na NASA quando crescer.

Duda Falcão

PARANÁ

'Quero Atuar na NASA', Diz Aluno de
10 Anos Que Já Dá Aulas de Astronomia

Menino começou a se interessar pelo assunto aos cinco anos de idade.
Atualmente, ele faz pesquisas diárias sobre o assunto e dá palestras.

Adriana Justi
Do G1 PR
28/05/2013 - 10h26
Atualizado em 28/05/2013 - 15h07

(Foto: Adriana Justi / G1)
Lucas tem 10 anos e começou a se
interessar pelo assunto aos cinco.
"Eu sempre fui muito curioso e sempre quis saber coisas novas”. A afirmação é do menino Lucas Varella, de 10 anos, estudante do quarto ano do ensino fundamental de um colégio particular de Curitiba. Fanático por astronomia, ele divide os conhecimentos com outros alunos e até com professores. A paixão é tanta pelo tema que o garoto já começou até a escrever um livro.

"Eu gosto e sempre gostei da astronomia em geral, mas o que eu mais gosto de falar é sobre Astrofísica, que lida com a Física do Universo e sobre a Agência Espacial Brasileira (AEB). Os colegas gostam quando eu explico e conto sobre o assunto. É muito legal", comemora.

O dia da palestra com os educadores, que segundo a coordenadora da escola, Vera Cristina Kussek, reuniu mais de 200 pessoas, foi marcante para a vida de Lucas. "Tenho certeza que foi um dos mais felizes que já vivi. Eu fiquei emocionado em passar conhecimento para pessoas muito mais velhas e mais sábias que eu. Tanto que nem acreditei quando todo mundo me aplaudiu", relata Lucas.

(Foto: Adriana Justi / G1)
Lucas conta que ficou famoso na escola após as palestras.

"Para nós é orgulho imenso ter o Lucas como nosso aluno. Além de ele ser estudioso na área dessa ciência desde muito cedo, ele também tem uma facilidade para passar isso adiante. É natural nele uma habilidade de falar com muita fluência e uma facilidade de colocar começo, meio e fim na fala e transmitir o conteúdo de maneira bem dinâmica e objetiva", avalia a coordenadora. "Eu acredito e torço para que ele vá longe nesse sonho", complementa a educadora

(Foto: Adriana Justi / G1)
Livro está 50% concluído, segundo Lucas.
O livro - Guia Prático do Universo - tem 39 páginas concluídas. Segundo Lucas, o conteúdo deve ter em média 80 páginas. "Eu começo explicando sobre a Via Láctea e não sei ainda onde vou terminar", afirma. "Eu tive que dar uma pausa porque os meus gatos estão doentes e que tenho que ajudar a cuidar. Mas depois que eles melhorarem, eu pretendo terminar logo a minha publicação, que deve ser a primeira de muitas". No rascunho, o garoto chegou a até estipular um preço para venda - R$ 20,90.

Futuro

Ainda longe de se concretizar, mas muito bem planejado, o futuro do garoto parece estar mais próximo do que ele imagina. O sonho de ser um astrônomo começa com a conclusão do curso no Rio de Janeiro. Depois, o garoto pretende atuar no observatório Gêmeos Keck, parceiro na Nasa e que comporta dois telescópios operando no espectro visível e infravermelho próximo. O observatório está localizado no cume do monte Mauna Kea, no Havai, nos Estados Unidos.

Depois, quando já tiver mais adquirido experiência, Lucas conta que pretende trabalhar na Nasa. "Esse é mesmo o meu sonho. A única coisa ruim nisso tudo é que eu vou ter que morar longe dos meus pais. Mas isso a gente resolve, eu dou um jeito", argumenta.

Telescópio do Papai Noel

Um dos presentes do Natal passado surpreendeu Lucas, já que ele tinha feito o pedido desde quando começou a se interessar por astronomia. "Sempre quando chegava perto no Natal eu olhava pelos cantos do meu pinheirinho, atrás da cortina e nada. Até que o ano passado eu vi um embrulho bem grande. Eu peguei aquele negócio pesado, coloquei no sofá e não acreditei quando vi que era um telescópio. Eu chorei muito de felicidade e queria agradecer ao Papai Noel pessoalmente, mas sei que ele não costuma aparecer pra gente", conta.

"Eu tenho certeza que demorou pra chegar porque não é um presente simples e também não é fácil de mexer. Hoje é muito difícil de visualizar o céu porque tem muita poluição e muitas nuvens, me especial, aqui em Curitiba', acrescenta.

(Foto: Reprodução)
Neil Armstrong foi o primeiro astronauta
a pisar na Lua e morreu em 2012.
Admirações

Lucas lamenta a morte do astronauta Neil Alden Armstrong em agosto de 2012, aos 82 anos. "Desde que eu comecei a me interessar pelo assunto eu o admirava e pesquisava muitas coisas sobre ele. Fiquei muito triste". Armstrong foi piloto de testes e aviador naval na história do século XX e da humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

"Mas eu também gosto e admiro muito o Nicolau Copérnico, que desenvolveu a teoria do Sistema Solar e o físico alemão Albert Einstein", finaliza.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Pois é Sr. José Raimundo Braga Coelho, apesar de o garotinho ter citado a AEB por que será que jovens como ele tem como aspiração sempre trabalhar na NASA e não na AEB ou no PEB? Fica para reflexão. O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o jovem Lucas Varella pela sua atitude junto a essa área fascinante que é a Astronomia e espera que o mesmo possa realizar seus sonhos. Sucesso sempre garoto.

Comentários

  1. Eu sei que o dono site vai contra dizer , mas eu tenho que questionar: Por que NASA? Não temos a AEB? Fico aborrecido quando leio ou ouço coisas assim. Somos um povo forte e temos um dos programas espaciais mais completos do mundo e com certeza se nosso Deus quiser, a AEB irá concursar meninos talentosos como esse aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilio!

      Acho amigo que você não entendeu a pergunta que fiz ao Sr. José Raimundo Braga Coelho. Concordo em gênero, número e grau com o que você disse. Entretanto, temos de enfrentar a realidade, e ela no momento é que os jovens brasileiros interessados nessa área sonham mais com a NASA do que com a AEB, e cabe ao Sr. José Raimundo trabalhar para mudar essa situação.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário