Pura Perda de Tempo

Olá leitor!

No final de janeiro desse ano o Blog “BRAZILIAN SPACE” lançou a campanha “MISSÃO VLM-1 / ITASAT-1”, visando estimular seus leitores e a sociedade brasileira como um todo a exigir do governo DILMA ROUSSEFF, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), que esse satélite viesse ser lançado pelo VLM-1 durante a sua campanha de qualificação em dezembro de 2014 (inicialmente), evitando assim o risco do mesmo ser o lançado através do tóxico Cyclone-4 para promover essa desastrosa empresa ACS, coisa que infelizmente muito provavelmente acabará acontecendo.

Para tanto, sugerir aos leitores e a sociedade que enviassem via e-mail manifestações a favor da campanha para essas instituições e para Presidência da República, e no mês passado postei no blog duas entrevistas com os gerentes dos projetos VLM-1 (Dr. Luis Loures) e do ITASAT-1 no ITA (Prof. David Fernandes), que tinham entre os seus principais objetivos buscar informações sobre a viabilidade técnica da missão.

Diante do que foi dito pelo Dr. Luis Loures (por sinal uma grande e esclarecedora entrevista) ficou claro para mim que o foguete poderia ser adequado à missão do satélite, o que tornava assim a missão viável, observação essa que seria confirma na entrevista com o Prof. David Fernandes, através de uma clara sintonia de interesses entre as duas equipes, mas que obrigava a mudança de data para julho de 2015, quando então o foguete estaria pronto para ser lançado.

Assim sendo, mesmo antes da entrevista com o Prof. David Fernandes, fizemos a mudança de data na campanha e quando da apresentação da entrevista no blog, questionamos ao nosso leitor se teríamos o seu apoio, caso viéssemos lançar uma Petição Pública Online direcionada para esse objetivo.

Ora, qual não foi a minha ‘surpresa’ quando notei que após 'dois dias' houve apenas uma manifestação de um leitor anônimo a favor da petição, o que para mim comprova que dessa forma ‘sem compromisso’ fica muito difícil tentar fazer algo pelo Programa Espacial Brasileiro.

Não é por acaso que a nossa Petição Online da ACS, mesmo sento citada na grande matéria da Revista Retrato do Brasil (O Plano Mudou) não conseguiu até hoje decolar, nem mesmo chegar a 300 assinaturas. De nossa parte fizemos de tudo, até mesmo um 'vídeo' que está no canal do blog no youtube, mas a verdade é que sem o compromisso de nossos leitores e da sociedade como todo, 'tudo continuará como antes no quartel de Abrantes'. Isto é, se sobrar alguma coisa.

Diante disso, a partir de agora o Blog BRAZILIAN SPACE não mais se movimentará em prol de qualquer ação que venha de alguma forma ajudar a mudar esse estado de coisa, pois chegamos à conclusão que é 'pura perda de tempo'.

Duda Falcão

Comentários

  1. É uma pena, acredito que para nós leitores o PEB é muito importante, infelizmente são poucos os que torcem pelo Programa espacial brasileiro e como diz o ditado "Uma andorinha só não faz verão" reconheço e admiro a sua perceverança, acredito que se alguem pode fazer alguma coisa é a comunidade científica, pena que esses aparentemente não esquentam muito a cabeça.


    Acho que com o aumento da educação no Brasil esse quadro pode mudar.

    ResponderExcluir
  2. Os que dão mais resultado são passeatas, isso dá certo e até me comprometeria a fazer, pena que é difícil achar pessoas com o mesmo ideal, lembrando que as passeatas ja tiraram até presidentes do poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Digotorpedo!

      Esse é o espirito amigo, já que sem a mobilização da sociedade essa gente continuará agindo da forma que está, mas infelizmente você parece ser o único disposto a se movimentar. Assim sendo, o blog Brazilian Space não mais perderá seu tempo com esse tipo de ação.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. "Tem muita gente que quer a cabeça do DUDA, e tem muitos que o elogiam. outros, mais ainda, o criticam nos bastidores. Mas ninguém pode negar três características marcantes indiscutíveis: franqueza, coragem e transparência. Não sou político, já fui convidado, mas aprendi a gostar democraticamente do blog, quando conheci o Sro.Duda, pessoalmente na sede do CEFAB, percebi a sua coragem de falar verdades que muitos gostariam de esconder. Não é covarde nem manipula as suas solicitções , e tem fundamento e sabedoria. Repito novamente, não tenho tendência a ser parlamentar, mas acabei admirando o BRAZILIAN SPACE. O blogo revelou um paradoxo na relação absurda entre o BRASIL com a UCRANIA, o levantamento feito constatou o perigo potêncial desse ultrapassado veículo propelido por um popelente altamente reagente, e de difícil manipulação e controle. Uma das grandes interrogações que tenho sobre o repasse de tecnológia desse foguete. Seria realmente vantajoso nossos engeheiros, aprender de fato os intricados sistemas desse dragão, cuspidor de ácido?
    Os esforços de DUDA para tentar esclarecer aos cegos deste país, sem constrangimento de que, sem inevestimentos não conseguiremos alcançar os países que estão há 20.000.0000anos luz da nossa realidade. O PEB acumulou resultados expressivos e favorável, mas agora esbarra nos velhos lobos do congresso, aumentando ainda mais essa distância.
    O governo brasileiro tem demonstrado sinais, intenções negativas nas últimas décadas. As regras do jogo cientifíco e político são bastantes cansativas para os institutos envolvidos. Dado o ritimo lento nas conclusões dos projetos importantes, tornar-se hestiante as reformas necessárias, o crescimento científico espacial pode ser insuficiente para compensar os atrasos e ventos adveros vindos da capital federal. O único caminho é a liberação de grandes verbas. Se há alguma chance de escapar do impasse em que nos metemos, e só ajudar o blog com sua votação e contribuição voluntária para o progresso do nosso PEB.

    ResponderExcluir
  4. É uma pena... imagino quanto ja tenha lutado pela melhora do PEB... É uma pena... Por isso que muitos acabam abandonando o país, quase não tem mobilização social para estes temas... Espero que pelo menos continue a postar as noticias do setor espacial e de astronomia, pois não conheço site tão bom!
    Talvez mais tarde, quando o blog tiver mais leitores, ou a situação do setor vir a tona, possa vir a funcionar essas campanhas...
    Gostaria de perguntar apenas uma coisa: Como ficará então a Campanha da ACS? O Blog irá fecha-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!

      Não, a Petição da ACS continuará online para quem quiser assinar. Na verdade o quis dizer é que eu não mais me mobilizarei ou voltarei a tocar nesse assunto no blog, pois como eu disse é pura perda de tempo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  5. O que eu recebo "de volta" ?

    Essa é uma questão que em geral desmotiva as pessoas ao longo do tempo. Isso é um fato.

    Lá na minha juventude, ainda envolvido com movimentos estudantis (reais) e algumas causas sociais, decidi riscar da minha via essa pergunta, e descobri algo muito importante!

    Eu passei a perceber que a minha motivação na verdade vem da minha ação e não da reação de quem quer que seja.

    Ao longo da vida, tive várias iniciativas voluntárias, nas áreas técnicas (na minha área de atuação), esportivas (criei uma equipe de um esporte olímpico quase desconhecido no Brasil) e continuo criando material sobre astronomia, temas aeroespaciais, etc. etc. e muitos etc.

    Desde então, eu nunca mais perguntei se as minhas ações vão ter algum retorno. E não me refiro aqui a retorno de reconhecimento, agradecimento ou algo desse tipo. Me refiro ao retorno de atingir alguém de forma positiva.

    Se o conjunto dos meus esforços na área esportiva/social por exemplo, ajudou a retirar UMA criança de uma situação de risco, todos os anos dinheiro e tempo INVESTIDOS terão valido a pena.

    Mais recentemente, me propus a atualizar os artigos referentes ao PEB na Wikipedia. Dessa iniciativa, uma coisa leva a outra e eu acabei criando mais de 500 artigos apenas sobre a área aeroespacial não mais limitados ao PEB, o que gerou mais conhecimento e aprendizado em química, física e outras áreas.

    Estão lá 500 artigos criados, mais uns 2 ou 3 mil alterados provavelmente para melhor de alguma forma. Se todo esse esforço (que continua em andamento) servir para esclarecer UM ÚNICO BRASILEIRO sobre o nosso programa espacial ou algum outro projeto de relevância para ele, terá valido a pena.

    Depois de uma incursão extensa sobre projetos espaciais de fora, mas que historicamente mereciam atenção, voltei a dar atenção ao PEB.

    O artigo de intervenção mais recente foi este:

    Programa espacial brasileiro.

    A minha motivação é esta: fazer o que eu gosto, o que eu considero importante, enquanto me der prazer, sem esperar NADA, absolutamente NADA em troca.

    Grande abraço e muita motivação a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário!.

      É por isso que eu gosto de acessar e ler o brazilian space,a maioria dos que vem aqui são pessoas cultas e educadas.

      Tenho uma sugestão pra você Marcos Ricardo:acrescente no artigo de Wernher Von Braun na Wikipédia sua visita pelo Brasil.

      Assim como no artigo de Albert Einstein na Wikipédia consta sua visita no Brasil,você bem que poderia editar no do Von Braun e colocar sua passagem pelo Brasil.

      Eu fiquei sabendo da passagem de Von Braun pelo Brasil pelo nosso querido blog brazilian space:

      http://brazilianspace.blogspot.com.br/2011/07/von-brau-no-brasil.html

      Valeu cara!

      Excluir
  6. Marcos, sua filosofia deve estar correta vou tentar fazer igual.

    ResponderExcluir
  7. Pronto, obrigado "Anônimo"!

    A febre da pesquisa me pegou novamente...

    Excelente artigo que o Duda publicou sobre esta visita do Sr. von Braun ao Brasil.

    Ai, como sugerido, fui lá ver o artigo sobre ele na Wikipedia em Português. Devo dizer que fiquei meio decepcionado.

    Vou ser obrigado a rever os artigos em Inglês e Alemão e fazer uma das minhas "revisões gerais".

    Além disso, pesquisa vai pesquisa vem, acabei descobrindo que aparentemente, esta visita narrada pelo Duda, na verdade foi a segunda. Parece que ele já havia estado no Rio em 1964, tendo inclusive concedido uma entrevista a um jornalista de "O GLOBO", esta não publicada, e uma outra em 1970, esta nos Estados Unidos.

    A ENTREVISTA NUNCA PUBLICADA DE WERNHER VON BRAUN.

    Vale muito a pena ler essa entrevista. E atentar sobre as impressões do Sr. von Braun sobre o Brasil, e como ele se espantava com as possibilidades enormes que já se desperdiçavam por aqui desde aquela época.

    Bom pra fazer tudo que pretendo nesse artigo, vai levar um tempo... Acho que vou começar...

    AGORA!

    Att.

    ResponderExcluir
  8. PessoAll,

    Depois de alguns dias de trabalho, informo que o artigo sobre Wernher von Braun na Wikipédia, foi revisado e atualizado. :-)

    Agora estou achando que o do Sergei Korolev, está meio fraco. :-(

    Att.

    ResponderExcluir

Postar um comentário