CLBI Realiza Operação Barreira IX

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/03) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizará durante o período de 11 a 15/03, a Operação Barreira IX.

Duda Falcão

CLBI Realiza Operação Barreira IX

CLBI/DCTA
01/03/2013

Ocorrerá durante o período de 11 a 15 de Março de 2013, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, a Operação Barreira IX. A Operação, que tem lançamento previsto para o dia 13, às 15 horas, objetiva lançar e rastrear um Foguete de Treinamento Básico - FTB,  com carga útil tecnológica, sem carga útil científica, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação do referido foguete, cumprindo as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

A Operação Barreira IX envolve direta e indiretamente, respectivamente, 198 e 450 servidores entre civis e militares do CLBI. Participam desta Operação as seguintes Organizações: Agência Espacial Brasileira (AEB),  Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Instituto de Fomento Industrial (IFI), 3º Distrito Naval, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e AVIBRAS.

A duração do voo, que compreende da decolagem até o impacto, está estimada em 2 minutos e 45 segundos, com apogeu e alcance aproximados de 32 e 17 km.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Bom leitor, creio que essa seja a primeira operação de lançamento do ano no Brasil, caso não ocorra alguma durante as comemorações pelos 30 anos do CLA. O lançamento desse Foguete de Treinamento Básico (FTB) ocorrerá durante a realização da “5ª Escola do Espaço: Astronomia e Astronáutica (CLBI)”, evento esse que estará sendo realizado simultaneamente no CLBI para professores e profissionais ligados à educação.

Comentários

  1. É isso ai colegas de blog.

    Mais um ano de vários foguetes de treinamento se iniciando...

    Continuo achando que os interessados, deviam "se coçar" para usar estes que parecem ser os únicos lançamentos regulares efetuados no Brasil, para algo mais que simplesmente treinar a parte de operação e rastreio de lançamentos.

    Seria o caso de os cientistas dos institutos e universidades criarem um programa de experimentos científicos para tirar proveito desses lançamentos.

    Nem que fosse para estudos simples de comportamento dos ventos em grandes altitudes.

    Imagino que reproduzir os experimentos do Nike Smoke nos dias de hoje com tecnologia atualizada seja algo bem factível, pois o apogeu do FTB é semelhante ao do Nike Smoke.

    Tem um vídeo bem legal sobre esse programa aqui:

    Smoke Trail Wind Shear Measurements.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o ensejo, este projeto Nike Smoke, ilustra muito bem o conceito de "empresa integradora".

    No caso, quem exerceu este papel foi o Langley Research Center, que precisou integrar o propulsor Nike, com o cone projetado especialmente para levar a carga química responsável por produzir a fumaça (o experimento), mais as atividades de lançamento, mais a seleção instalação e operação das câmeras, o processamento das imagens, a transformação destas em dados e gráficos, entre outras ações.

    Enfim, apenas para este objetivo aparentemente simples, houve necessidade de coordenar e integrar vários fornecedores, cada um localizado provavelmente num estado diferente, alguns eram instituições governamentais, outros eram empresas privadas.

    Isso é o que faz uma "empresa de integração".

    Att.

    ResponderExcluir

Postar um comentário