Saab dá Início ao Centro de Pesquisa Brasil-Suécia

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (22/12) no site “www.defesanet.com.br destacando a empresa sueca Saab inicia hoje o desenvolvimento do novo "Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro", em São Bernardo do Campo (SP).

Duda Falcão

Pesquisa e Inovação

Saab dá Início ao Centro de Pesquisa e
Inovação Brasil-Suécia

DefesaNet
02 Dezembro 2010 - 11h27m

Ceo (Häkan Buskhe) da Saab discursa sob olhar de Lula

Começa hoje o desenvolvimento do novo Centro de Pesquisa e Inovação sueco-brasileiro, em São Bernardo do Campo. A Saab é uma das partes iniciadoras do projeto e o processo de cooperação começa com um workshop, nos dias 1 e 2 de dezembro.

Os principais focos do centro são: as áreas aeroespaciais, de defesa, e de inovação urbana, como segurança civil. O centro se situará em São Bernardo do Campo (SP), em estreita cooperação com a indústria e universidades locais, a exemplo da UFABC (Universidade Federal do ABC) e da FEI (Centro Universitário da FEI).

“O centro de pesquisa e inovação formará uma ponte entre o Brasil e a Suécia, atuando como um polo com a função de identificar, desenvolver e apoiar projetos bilaterais de cooperação em alta tecnologia, bem como tecnologias para uma sociedade sustentável”, disse o presidente do conselho e o CEO da da Saab Håkan Buskhe.

O centro dará origem a parcerias e oportunidades de formação de redes de interesse para entidades governamentais, acadêmicas e industriais do Brasil e da Suécia, visando estender a cooperação entre as duas nações. O centro e suas atividades darão suporte aos objetivos do acordo bilateral, assinado entre os dois governos, em 2009, visando ampliar a cooperação industrial em alta tecnologia entre o Brasil e a Suécia.

“São Bernardo do Campo e o Brasil ganharão muito com o centro. A iniciativa da Saab representa uma grande conquista para a região”, disse Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo.

Marinho e o novo presidente da Saab, Häkan Buskhe



Comentário: Sinceramente espero que a nossa agência espacial e seus pseudos administradores tenham a mesma visão da UFABC e da FEI e percebam a boa oportunidade de parceria que surge com esse novo centro de pesquisas sueco-brasileiro. Vale lembrar que a Suécia tem um consistente programa espacial na área de pequenos satélites, tecnologias espaciais inovadoras, foguetes de sondagens e experimentos em ciências espaciais através da Swedish Space Corporation (SSC), que apesar de não ter nenhum envolvimento acionário com o grupo Saab, já tem um bom relacionamento com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) através do uso de foguetes brasileiros em seus experimentos. Portanto, vamos deixar a inércia de lado, o papo furado e começar a trabalhar. Vocês têm ai uma boa oportunidade de demonstrarem que sabem fazer isso.

Comentários