INPE Fomenta Relação Franco-Brasileira na Área Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/12) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto está fomentando a relação franco-brasileira na área espacial.

Duda Falcão

INPE Fomenta Relação
Franco-Brasileira na Área Espacial

14/12/2010

A Coordenação dos Centros Regionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu no dia 10 de dezembro importante visita a Toulouse, na França, em mais um esforço para intensificar a cooperação franco-brasileira na área espacial.

O instituto busca entendimento para um intercâmbio de formação de pessoas, através de cursos de mestrado, doutorado e especialização vinculados a universidades ou à indústria francesas, para equipes que estão trabalhando no desenvolvimento do programa de coleta de dados no INPE Nordeste.

Com a implantação do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados no Centro Regional do Nordeste, em Natal, o objetivo agora é investir na formação dos profissionais, trazendo especialistas para dar treinamento nesta área de conhecimento, que os franceses dominam.

Durante a viagem à França, a delegação brasileira visitou o IAS (Instituto da Aeronáutica e do Espaço), reuniu-se com representantes da indústria nacional e foi recebida no CLS (Centro de Controle de Satélites), ligado ao CNES – Centro Nacional de Estudos Espaciais da França.

Integraram a comitiva Fátima Mattiello, coordenadora substituta dos Centros Regionais do INPE, Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, chefe do INPE Nordeste, e Marcos Aurélio Ferreira dos Santos, responsável em Natal pelo SINDA (Sistema Nacional de Dados Ambientais).

Delegação do INPE no IAS, França


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Não é de hoje que reconhecemos o grande trabalho (com o pouco que tem, faz muito) que o senhor Gilberto Câmara vem realizando junto à direção deste importante instituto, o que o leva a ser naturalmente um grande nome para assumir a direção de nossa desorientada agência espacial. No entanto, as coisas não são simples assim, pois em nosso país infelizmente a conotação política vale mais do que a razão. Parabéns ao senhor Gilberto Câmara pelo trabalho que vem realizando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial