IEAv Realiza Ensaio de Radiação Ionizante em Tripulações

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (23/11) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) com o apoio do Grupamento de Ensaios em Vôo (GEEV) realizaram dia 08/12 um ensaio de medida de dose de “Radiação Ionizante” em tripulações.

Duda Falcão

FAB Realiza Ensaio de Medida de Dose de
Radiação Ionizante em Tripulações

IEAv
23/12/2010 - 09h06

Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e com o apoio do Grupamento de Ensaios em Vôo (GEEV), realizou o primeiro de uma seqüência de vôos de ensaio, na quarta-feira (08/12). O objetivo do experimento é mensurar a dose de radiação ionizante que incide em tripulações e instrumentação de aeronaves, produzida pela interação da radiação de origem cósmica com a atmosfera.

O primeiro vôo foi realizado em uma aeronave VU-35A (Learjet) e foram utilizados instrumentos de medida ativos e passivos, pertencentes ao IEAv, bem como instrumentos cedidos por pesquisadores da Itália e Reino Unido, em regime de colaboração científica.

A instrumentação foi parcialmente desenvolvida no IEAv e calibrada no laboratório de pesquisas europeu CERN, em campos de radiação que simulam a condição de medida em altitudes de vôo de aeronaves. O projeto está em andamento com recursos internos da FAB e pretende avaliar os perfis do equivalente de dose ambiental a bordo de aeronaves e também correlacionar os valores obtidos com a estimativa feita por meio de simulação computacional, em especial para a região abrangida pela Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS).

Um projeto mais amplo foi proposto ao fundo setorial aeronáutico, e do mesmo participarão pesquisadores de diversas instituições nacionais como IPEN e IRD (pertencentes à Comissão Nacional de Energia Nuclear) e colaboradores da ANAC.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Apesar de menos conhecido do público em geral é notório o grande trabalho de vanguarda que este instituto (IEAv) do “Comando da Aeronáutica” vem realizando nos últimos anos, tanto na área aeronáutica como espacial. Junto com o IAE do “Comando da Aeronáutica” e do INPE ligado ao MCT, formam o tripé de desenvolvimento das pesquisas científicas e tecnológicas no setor aeroespacial do país. Grandes centros de pesquisas e desenvolvimento do Brasil que são altamente prejudicados pela falta de atitude e de visão do governo, mas que apesar de tudo, continuam dentro das possibilidades prestando um grande serviço ao nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022