Novo Radar Meteorológico do Rio para Evitar Tragédias

Olá leitor!

Trago agora para você uma reportagem exibida em 20/12/2010 pelo "Jornal das 10" do canal GloboNews destacando que o “Sistema Alerta Rio” conta agora com um novo radar meteorológico que foi instalado pela prefeitura do Rio no Sumaré e que será operado pelo “GEO RIO” para ajudar a evitar tragédias na cidade do Rio de Janeiro.

O equipamento que custou R$ 2 milhões e quinhentos mil reais foi instalado em local estratégico e capta até as nuvens mais baixas em um raio de 250 km utilizando-se da "Tecnologia Doppler", que consegue atravessar as nuvens para medir a velocidade e a direção delas. Assim as informações sobre as chuvas vão chegar mais rapidamente.

Importante equipamento instalado no Rio pela sua prefeitura e espero que sirva de exemplo para que o novo governo DILMA deixe a conversa fiada de lado e crie um programa de instalação desse equipamento (num primeiro estágio) em todas as capitais brasileiras e posteriormente nas cidades de médio porte do país.

Vale lembrar que essa ação seria um paliativo de custo baixo, para o que na realidade já deveria ter sido feito a pelo menos 20 anos, ou seja, o lançamento de um satélite meteorológico.

Duda Falcão

Jornal das 10 - Canal GloboNews - 20/12/2010

Comentários