Primeira Etapa da Operação Maracati II é Adiada

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (02/12) no blog do “Maurício Araya” de São Luís (MA), destacando que o vôo do foguete norte-americano Orion V3, primeira etapa da “Operação Maracati II”, que estava previsto para acontecer neste sábado (04/12), foi adiado para terça-feira (07/12).

Duda Falcão

Operação Maracati II: Lançamento do
Foguete Orion é Adiado para Terça-Feira

Blog do Maurício Araya
Com Informações do CLA
02/12/2010


SÃO LUÍS – Devido à atrasos no transporte de equipamentos da Agência Espacial Alemã (DLR Moraba), com previsão para chegada em São Luís para o início desta semana, o lançamento do veículo Orion V3, previsto para este sábado (4), foi adiado para a próxima terça-feira (7). Como atividade prevista para a Operação Maracati II, ocorrerá, na segunda-feira (6), a cronologia simulada, testando todos os meios a serem utilizados na cronologia real, havendo a possibilidade real de lançamento.

A fase inicial, na qual será lançado o Orion V3, tem como finalidade o treinamento e preparação do CLA para o lançamento do VSB-30 V7, segunda fase da operação. O lançamento do VSB-30 tem como objetivo a monitoração e recuperação de sua carga útil, denominada MicroG1A, também da Agência Espacial Alemã. O foguete levará, ao espaço, ainda, nove experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras.

O Orion é um foguete de treinamento, monoestágio, projetado pelo pela Agência Espacial Alemã e que será lançado no Brasil pela terceira vez. O primeiro vôo de demonstração foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), em 2008, durante a Operação Parelhas, e o segundo realizado, no CLA, em maio de 2009 durante a Operação Maracati I.


Fonte: Blog do “Maurício Araya“ - 02/12/2010 - http://mauricioaraya.wordpress.com/

Comentário: Pois é leitor, são coisas que acontecem e certamente atrasará ainda mais o vôo da etapa principal desta operação que é o vôo do VSB-30 do “Programa Microgravidade” da AEB. Segundo informações que obtive junto ao IAE, a informação do jornalista Maurício Araya quanto ao número de experimentos do vôo não está correta, serão dez experimentos e não nove com anunciado em sua nota.

Comentários