Foguete VSB-30 Deve ser Lançado Hoje de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (12/12) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando o foguete brasileiro VSB-30 da “Operação Maracati II” deverá ser lançado hoje do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Foguete VSB-30 Deve ser
Lançado Hoje em Alcântara

Dez experimentos científicos de universidades e
institutos serão enviados ao espaço no projétil

O Estado do Maranhão
12/12/2010

Divulgação 
Foguete pertencente ao projeto
lançado no CLA no dia 6 de dezembro

Está prevista para acontecer hoje a primeira tentativa de lançamento do foguete de microgravidade VSB-30 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A atividade integra a Operação Maracati II, que já realizou o lançamento de um foguete Orion, na segunda-feira (6).

A cronologia para o lançamento do VSB-30 compreende a uma duração de 10 horas. As equipes envolvidas na atividade iniciam o teste das etapas nas primeiras horas da manhã. A previsão é de que a atividade aconteça entre o horário de 11h até as 14h, pois o tempo é considerado favorável, por ser um período com poucas nuvens e velocidade dos ventos moderadas. Caso o lançamento não ocorra hoje, as tentativas serão feitas até o dia 15. A grande preocupação desta missão está na recuperação da carga útil que vai armazenar os experimentos científicos.

No lançamento do VSB-30 serão levados 10 experimentos científicos de universidades, institutos de pesquisas e alunos do ensino fundamental que fazem parte dos programas desenvolvidos nas escolas pela AEB. Os experimentos são ligados às áreas de tecnologia, biologia e alguns diretamente relacionados ao desenvolvimento de sistemas para atividades espaciais. Apenas um não necessita da recuperação da carga útil para a obtenção dos dados da pesquisa. O resgate será feito por um navio e dois helicópteros. Além disso, a carga útil será armazenada em um sistema de pára-quedas especial que vai permitir maior tempo de flutuação em alto-mar.

Qualificação - Em operação desde 2004, o VSB-30 é um foguete desenvolvido por técnicos brasileiros e considerado totalmente nacional. Atualmente, o foguete encontra-se em fase de qualificação e tem finalidade de exportação para ser utilizado em programas espaciais europeus, por ser considerado o mais eficiente modelo para realizar testes em microgravidade. O VSB-30 é capaz de transportar cargas com massa de até 400 kg durante, pelo menos, 360 segundos em um vôo balístico acima de 110 km.

Orçado em R$ 1 milhão, o VSB-30 possui 12,7 metros, atinge um apogeu de 250 km/s e integra uma família de foguetes lançadores que realizam testes em microgravidade. Esse será o décimo lançamento do VSB-30, sendo que será o terceiro realizado no Brasil, os demais aconteceram na Europa. O último lançamento ocorrido no Brasil até agora aconteceu em julho de 2007, no Centro de Lançamento de Alcântara. Na época, a operação foi considerada parcialmente bem-sucedida, mas a carga útil não foi recuperada e apenas parte dos experimentos pôde ser avaliada.

Ficha Técnica:

Foguete: VSB-30
Tamanho: 12,7 m
Apogeu: 250 km/s


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 12/12/2010

Comentário: Uma vez mais agradecemos ao leitor maranhense "Edvaldo Coqueiro" pelo envio desta matéria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial