IAE Realiza com Sucesso Ensaios de Qualificação do VLS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/09) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou ontem (29/09) com sucesso o ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1).

Duda Falcão

Instituto de Aeronáutica e Espaço
Realiza Ensaios de Qualificação
do Veículo Lançador de Satélite

IAE
30/09/2011 - 16h23

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou, com sucesso, o ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do Veículo Lançador de Satélite (VLS). O evento foi realizado com sucesso e simulou uma situação que ocorrerá a cerca de 32 km de altitude quando o veículo estiver em vôo. O ensaio foi efetuado ontem, (29/09), no laboratório de Integração de Propulsores do IAE e contou com uma equipe de 45 servidores entre técnicos e engenheiros. O objetivo principal foi a qualificação do sistema de separação do primeiro estágio do VLS.

No total, foram feitas 167 medições entre choque mecânico, vibração quase-estática, deformação, pressão, deslocamento, simetria de separação, além da cobertura fotográfica e de vídeo (HD e alta velocidade). Os dados coletados serão analisados e servirão de base para entender os fenômenos que ocorrem no veículo durante esta fase importante de vôo. Entre esses fenômenos, estão a simultaneidade de ejeção dos motores, as tensões nas interfaces entre o segundo e terceiro estágio e as cargas de choque mecânicos no corpo central e nos equipamentos embarcados. Será feita também uma comparação entre os sinais adquiridos com o sistema de telemetria e o sistema de solo, procedimento importante para a qualificação do sistema de medição em vôo.

O VLS será capaz de colocar em órbita um satélite de 115 kg, a 750 km de altitude. O veículo é separado em subdivisões, que incluem quatro estágios, além de Coifa Ejetável, Redes Elétricas e Redes Pirotécnicas.


Veja o vídeo do ensaio abaixo:




Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Poxa, que grande notícia, mas infelizmente isso ainda não significa que o VLS-1 XVT-01 está garantido para ser lançado em 2012. Existem ainda muitos testes a serem realizados, sendo o principal deles a “Operação Uirapuru” que será o “6º Ensaio de Queima do Motor S-43” utilizado no primeiro e segundo estágios do VLS. Até onde sabemos esse ensaio estava previsto para ocorrer na UCA (Usina Coronel Abner) agora em outubro, mas essa possibilidade ainda não foi confirmada pelo IAE. Além disso, existem os testes que estão sendo realizados na TMI que segundo foi divulgado deverão terminar por volta de março. Vamos aguardar.

Comentários

  1. É bom ver o nosso quarto VLS, ou parte dele. Espero que realizem testes de qualidade, para não termos problemas no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    Ainda não é o quarto VLS amigo e sim parte do foguete tecnológico VLS-1 XVT-01, previsto para ser lançado em 2012, caso o governo não atrapalhe. O VLS-1 V04 com um satélite abordo está previsto para ser lançado somente em 2014, após o vôo do segundo foguete tecnológico (VLS-1 XVT-02) previsto para 2013. Agora, esse cronograma só depende do governo, pois não existe mais impedimentos tecnólogicos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário