Interstellar Space Travel using Electrodynamic Propulsion
Olá leitor!
No final de outubro passado, postamos aqui no blog uma nota sobre o projeto proposto pelo pesquisador brasileiro Moacir L Ferreira Jr. (veja a nota Electrodynamic Space Thruster - Innovative Propulsion), que trata do desenvolvimento de um sistema de propulsão espacial que visa produzir força propulsiva no espaço exterior, usando um modelo seqüenciado de oscilações elétricas deslocadas por fase, do mesmo modo que um motor AC linear, correndo muito mais rápido, criando por um lado arrasto eletrodinâmico, conseqüentemente, produzindo uma aceleração assombrosa sem infringir as leis clássicas da física (reação de ação, "ação em uma distância”).
Apesar de parecer um projeto de ficção científica (principalmente em nível de Brasil) parece-me que o mesmo é exeqüível, desde que passe por um processo longo de desenvolvimento (algo como um programa de vanguarda) que poderia muito bem ser abraçado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica.
Poderia? É claro que sim, mas para isso seria necessário que houvesse gente de visão além do seu tempo nos órgãos que comandam o Programa Espacial Brasileiro e principalmente no governo, coisa que não há.
Abaixo segue um novo vídeo apresentado pelo pesquisador sobre esse inovador projeto que poderá acabar em mãos de algum governo estrangeiro devido à falta de visão de nosso governo.
Duda Falcão
Fast Interstellar Space Travel using
Phase-shifted Electrodynamic Propulsion
Como digo sempre, é sempre bom ver novos conceitos sendo propostos.
ResponderExcluirAqui está uma versão mais nova, pronta para ser entendida e criticada.
http://www.youtube.com/watch?v=ysTMByWXphQ
Valeu Robert!
ResponderExcluirVou divulgar em breve.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)