A China Lançou Com Sucesso o Primeiro 'Foguete Long March 12' do Novo Espaçoporto Comercial de Wenchang
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Ourspace/CNSA
O primeiro Long March 12 decola do Wenchang Commercial Space Launch Site, em 30 de novembro de 2024. |
No dia de ontem (30/11), o portal SpaceNews noticiou que a China lançou ontem (sábado) com sucesso seu primeiro foguete Long March 12, marcando assim um avanço em seus planos de missão tripulada à lua e a estreia de um novo espaçoporto que irá aumentar o acesso do país ao espaço.
De acordo com a nota do portal, o foguete Long March 12, de dois estágios e 62 metros de altura, decolou às 9h25 (hora de Brasília, 1425 UTC) de 30 de novembro, do Wenchang Commercial Space Launch Site. O foguete subiu para o céu noturno acima do espaçoporto costeiro, com transmissões ao vivo de amadores na área capturando o evento.
A Shanghai Academy of Spaceflight Technology (SAST), fabricante do foguete, declarou sucesso no lançamento dentro de uma hora após a decolagem. A SAST anunciou os payloads anteriormente não divulgados no voo, sendo o “Satélite Experimental de Teste de Tecnologia de Internet via Satélite” e o “Satélite de Teste de Tecnologia-3”. Nenhum detalhe sobre as espaçonaves foi fornecido.
O Long March 12, movido a querosene, é o primeiro veículo de lançamento de 3,8 metros de diâmetro da China. Ele pode carregar uma carga útil de 12.000 quilos para a órbita baixa da Terra (LEO), e 6.000 kg para a órbita heliossíncrona (SSO), de acordo com a SAST. O novo foguete pode desempenhar um papel na construção das mega constelações LEO planejadas pela China.
O lançamento é um passo à frente para a SAST na introdução de novos foguetes, para sua empresa-mãe CASC no desenvolvimento de novos motores de foguetes para os planos lunares e, através do lançamento de estreia do novo espaçoporto comercial de Wenchang, a redução de um gargalo no acesso a plataformas de lançamento na China. Este novo espaçoporto é distinto do existente espaçoporto nacional de Wenchang e foi feito para permitir frequências mais altas de lançamentos para múltiplos foguetes da CASC e comerciais.
A China tinha como objetivo lançar cerca de 70 foguetes Long March em 2024 e aproximadamente outros 30 lançamentos de fornecedores comerciais. A falta de lançadores reutilizáveis e opções de plataformas de lançamento provavelmente contribuiu para o ritmo mais lento do que o esperado, sendo este lançamento o 59º esforço de lançamento orbital da China, com apenas um mês restante de 2024.
O lançamento foi o primeiro voo com o motor YF-100K, com o Long March 12 utilizando quatro motores YF-100K em seu primeiro estágio. O YF-100K é uma versão aprimorada do motor YF-100 a querosene e oxigênio líquido que alimenta os foguetes de propulsão líquida de nova geração da China. Esses foguetes mais novos incluem os Long March 5, 6, 7 e 8.
O YF-100K, notavelmente, vai alimentar os primeiros estágios do foguete Long March 10. Esse lançador tem a intenção de enviar os astronautas da China à lua antes do final da década. Uma versão reutilizável do motor, o YF-100N, também está sendo desenvolvida.
Ainda não está claro como o Long March 12 será utilizado, visto que ele está na mesma classe do Long March 7 e de vários lançadores do setor comercial da China. Contudo, ele é uma opção muito mais econômica do que o Long March 7, que foi projetado para ser classificado para voo espacial tripulado e é utilizado para enviar naves de carga para a estação espacial Tiangong.
O Long March 12 tem uma massa de decolagem muito menor (430.000 kg contra 597.000 kg do Long March 7) e não possui reforços laterais. Ele também tem um volume de carenagem de carga útil muito maior – com carenagens de 4,2m ou 5,2m de diâmetro – tornando-o potencialmente muito útil para as mega constelações Guowang e Qianfan/Thousand Sails da China. O último projeto sozinho prevê 14.000 satélites em LEO, o que exigiria o lançamento de uma média de pouco mais de sete satélites por dia, todos os dias, até o final da década.
A SAST também revelou planos para desenvolver lançadores reutilizáveis a metano e oxigênio líquido. Ela realizou um teste bem-sucedido de decolagem vertical e pouso vertical (VTVL) usando um protótipo de metaloz com 3,8 metros de diâmetro.
O lançamento foi o 59º esforço de lançamento orbital da China em 2024, após o primeiro lançamento do foguete comercial aprimorado Zhuque-2 de metano e oxigênio líquido em 26 de novembro. Outro foguete Zhuque-2E pode voar já em dezembro, enquanto um Long March 5B com um payload desconhecido também pode decolar antes do final do ano. Espera-se que também ocorram lançamentos no Centro de Lançamento de Satélites de Xichang no início de dezembro.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário