JAXA Confirma Pouso de Precisão Lunar da Missão SLIM

Olá leitores e leitoras do BS!

 
Conforme apresentado na 1a matéria feita pelo 'Canal AstroAnimatorVFX' do nosso membro colaborador no Canal do BS, o Christiano Brandão (veja aqui),  conforme prometido, segue o 2o artigo da série sobre esse tema.

Brazilian Space

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou um marco significativo em sua missão lunar. Em 20 de janeiro de 2024, às 00:20, a espaçonave SLIM (Small Lander for Investigating Moon) realizou com sucesso um pouso de precisão na superfície lunar, alcançando um feito notável na exploração espacial.

A descida da SLIM começou aproximadamente à meia-noite, partindo de uma altitude de 15 quilômetros acima da superfície lunar. A espaçonave, então, se aproximou até 50 metros de altitude, onde realizou um voo estacionário para identificar o local de pouso ideal. Utilizando sua câmera, a SLIM identificou o ponto de pouso e ajustou sua trajetória para evitar obstáculos.

Durante a fase final do pouso, a missão enfrentou um desafio inesperado. Um dos dois principais propulsores de 500 newtons falhou, resultando na redução da metade da força de propulsão da espaçonave. Apesar dessa adversidade, a SLIM conseguiu realizar um desvio lateral controlado, garantindo um pouso suave e estável na superfície lunar. O local de pouso final ficou a 55 metros do alvo inicial, considerado um sucesso de precisão dentro da margem de 100 metros.

Embora a missão não tenha demonstrado completamente o pouso em duas fases como planejado e a postura final da espaçonave tenha sido diferente da esperada, a JAXA considera a missão um sucesso. A espaçonave conseguiu capturar imagens detalhadas da superfície lunar usando várias câmeras, incluindo a câmera de divulgação, a câmera de navegação e a câmera multibanda MBC.

Além disso, dois robôs, LEV1 e LEV2, que foram separados da espaçonave, realizaram atividades na superfície lunar. Notavelmente, o LEV2 conseguiu capturar imagens da própria espaçonave SLIM, fornecendo uma perspectiva única da missão.

Não deixem de se inscreverem no Canal do YouTube pois é muito importante para o crescimento do projeto. Meu muito obrigado! https://www.youtube.com/c/AstroAnimatorVFX/ “



Comentários