Sonda Espacial JUNO da NASA, Detecta Possíveis “Movimentações” na Lua Europa do Planeta Júpiter, Que Está Intrigando Cientistas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia veiculada dia (26/01) no site "Olhar Digital", destacando que a Sonda Espacial Juno, da NASA, encontrou o que podem ser possíveis indícios de atividade na superfície da Lua Europa do Planeta Júpiter. Entenda melhor essa notícia pela matéria a baixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Possíveis “Movimentações” em Lua de Júpiter Intrigam Cientistas
 
Pesquisadores compararam imagens captadas pela sonda Juno e fotos da lua Europa tiradas por missão que estudou Júpiter de 1995 a 2003
 
Por Alessandro Di Lorenzo
Editado por Bruno Capozzi
26/01/2024 - 18h08
Atualizada em 26/01/2024 - 18h25
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
(Imagem: Naeblys/Shutterstock) 
Lua Europa, de Júpiter.
 
A sonda Juno, da NASA, encontrou o que podem ser possíveis indícios de atividade da superfície de uma das luas de Júpiter. A Unidade de Referência Estelar (SRU) foi usada para fotografar a superfície de Europa com alta resolução.
 
Comparando Imagens da Lua Europa 
 
* A imagem do sobrevoo mostra uma área da superfície gelada da lua com um formato estranho.
 
* A região possui grandes blocos de gelo que cerca de um quilômetro de tamanho e projetam sombras.
 
* A partir da imagem, pesquisadores compararam os resultados com fotos do mesmo local tiradas pela sonda Galileu, que estudou Júpiter de 1995 a 2003.
 
* Essa análise indicou que houve mudanças na superfície da lua Europa durante este período.
 
* O estudo foi publicado na revista JGR Planets.
 
* As informações são da Space.com.
 
(Imagem: JGR Planets)
Comparação entre as imagens da superfície da lua de Júpiter.
 
Novas Missões Irão Tentar Confirmar Essas Possíveis Mudanças nas Luas de Júpiter 
 
Apesar dos indícios, a equipe de cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, liderada por Heidi N. Becker, afirma que as evidências são inconclusivas devido a diferenças na qualidade e nas condições das imagens.
 
As fotos de 2022 também incluem depósitos próximos de baixo albedo que podem estar associados à água líquida subsuperficial, dizem os pesquisadores. Essas manchas escuras podem estar associadas a plumas que acredita-se estarem expelindo água.
 
Novas missões previstas para os próximos anos devem agora investigar essa possível atividade da superfície da lua Europa. A missão JUICE, por exemplo, foi lançada em abril do ano passado e chegará a Júpiter em dezembro de 2031. Já o Europa Clipper está programado para ser lançado em 6 de outubro deste ano em um foguete Falcon Heavy, projetado pela empresa SpaceX.

Comentários