A Maior 'Câmera Digital do Mundo' Será Instalada no Observatório Vera C. Rubin

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Confira a notícia recente, publicada em 30/01 pelo site 'Canaltech', destacando que a Maior Câmera Digital do Mundo será instalada no futuro ‘Observatório Vera C. Rubin’, no Chile, como parte integrante do telescópio ‘Large Synoptic Survey Telescope (LSST)’. Entenda melhor essa notícia conferindo a matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Maior Câmera do Mundo Será Instalada no Observatório Vera C. Rubin
 
Por Danielle Cassita
Editado por Luciana Zaramela
30 de Janeiro de 2024 às 13h16
Fonte: Folha
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: Rubin Observatory/NSF/AURA

O futuro observatório Vera C. Rubin, no Chile, vai contar com a maior câmera digital já feita. Parte do telescópio Large Synoptic Survey Telescope (LSST), a câmera pesa 2,8 toneladas, e é tão grande que seu tamanho pode ser comparado ao de um veículo para quatro pessoas.
 
Seus componentes foram combinados em uma estrutura única em 2022, e atualmente ela segue em desenvolvimento na Califórnia. O esperado é que comece a funcionar no ano que vem, tirando fotos em resolução de 3.200 megapixels — as imagens que produzir vão ser tão grandes que, para vê-las, seriam necessárias mais de 300 televisões de tamanho médio!
 
Durante suas operações, a câmera vai realizar varreduras completas do céu a cada três dias, repetindo o movimento várias vezes. O esperado é que, ao longo de dez anos, ela colete dados sobre 20 milhões de galáxias, 17 bilhões de estrelas e seis milhões de outros objetos.
 
(Imagem: Reprodução/Farrin Abbott / SLAC)
Lente projetada para a maior câmera do mundo.
 
Bruno Dias, presidente da Sociedade Chilena de Astronomia, afirma que o dispositivo vai permitir que os astrônomos passem de “estudar uma estrela e saber toda a física em profundidade dessa estrela, para estudar bilhões de estrelas de uma só vez”.
 
Os recursos dela dão um gostinho do que esperar do Observatório Vera C. Rubin, que vai ajudar os cientistas a estudar a energia e matéria escuras. O observatório deve iniciar suas operações no ano que vem, usando um telescópio de 8,4 m e a câmera observar o céu durante uma década, coletando dados que podem responder grandes perguntas sobre a estrutura e evolução do universo.

Comentários