Virgin Galactic Planeja Para o dia 26/01, o Lançamento da Sua 'Missão Suborbital Tripulada Galactic 06'
Olá leitores e leitoras do BS!
Segue agora uma notícia veiculada ontem (23/01) no
site "Olhar Digital", destacando que após cinco voos
comerciais de sucesso (entre turísticos e de pesquisa) a empresa Virgin Galactic está prestes
a lançar mais um grupo de viajantes espaciais. Entendam melhor essa
notícia pela nota abaixo.
Brazilian Space
CIÊNCIA E
ESPAÇO
Virgin Galactic Pode Levar Astronautas Privados ao Espaço Nesta Semana
A missão Galactic 06 encerra uma
sequência de voos mensais da Virgin Galactic ao espaço, que agora fará
lançamentos trimestrais
Por Flavia Correia
23/01/2024 17h28
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
Crédito: Virgin Galactic
Após cinco voos comerciais de sucesso
(entre turísticos e de pesquisa), a Virgin Galactic está prestes a lançar mais um
grupo de viajantes espaciais para a fronteira final. A janela de lançamento da
missão suborbital tripulada Galactic 06 abre na sexta-feira (26), segundo
divulgado pela empresa no X (antigo Twitter) em dezembro.
Nesta segunda-feira (22), foi revelado o
símbolo da missão, que faz referência às bandeiras das nacionalidades dos
tripulantes – cujas identidades ainda permanecem desconhecidas. Normalmente,
são três passageiros contratantes, acompanhados de um astronauta instrutor da
Virgin Galactic.
“O patch representa as nacionalidades
ucraniana, austríaca e dos EUA, mostrando o histórico global de nossa
tripulação. Uma estrela para cada tripulação de Pilotos e Astronautas e uma
estrela central de sete pontos denotando montanhas e continentes conquistados
por membros da atual tripulação”, diz o post.
Como São os Voos ao Espaço da Virgin Galactic
Em todos os voos tripulados da Virgin
Galactic, a empresa usa um avião espacial chamado de VSS Unity, que é
transportado até certa altitude pelo porta-aviões VMS Eve. Depois, os motores
do Unity são acionados, e ele se desacopla para continuar o voo.
Esses voos são suborbitais, o que
significa que não atingem velocidade suficiente para alcançar a órbita da
Terra. Assim, o veículo sobe até determinado ponto e depois volta ao solo, não
circundando o planeta. Mesmo assim, por alguns instantes, os passageiros
experimentam a sensação de gravidade zero.
Os voos da Virgin Galactic costumam atingir
cerca de 85 km de altitude, o que gera uma dúvida: os passageiros vivem
realmente uma experiência espacial? Isso porque dados oficiais divergem quanto
ao ponto exato que estabelece o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.
Pelos padrões da NASA, da Administração
Federal de Aviação dos EUA (FAA) e das Forças Armadas do país, essa fronteira
está 80 km acima da superfície da Terra. No entanto, um outro marco, a 100 km
de altitude, conhecido como Linha de Kármán, é o estabelecido pela Federação
Aeronáutica Internacional (FAI).
A Virgin Galactic sempre seleciona um
astronauta funcionário para acompanhar os passageiros como instrutor a bordo do
VSS Unity, que é conduzido por dois pilotos. Outros dois pilotam o porta-aviões
VMS EVE. Por enquanto, ainda não foram divulgados os nomes dessas cinco
pessoas.
Crédito: Virgin Galactic
Decolagem do porta-aviões VMS EVE, carregando o avião espacial VSS Unity para lançá-lo rumo ao espaço. |
Virgin Galactic Desiste de Lançar Turistas ao Espaço Uma Vez Por Mês
Após cinco voos comerciais bem-sucedidos
para a “borda” do espaço, a Virgin Galactic anunciou que vai reduzir a
frequência dos lançamentos. A princípio, eles passarão a ser trimestrais, com
possibilidade de uma interrupção maior a partir do meio deste ano.
Vamos Recapitular os Voos Comerciais da Empresa ao Espaço:
* No fim de junho de 2023, a Virgin
Galactic lançou a missão Galactic 01, seu primeiro voo comercial (ou seja,
contratado por terceiros) – pago pelo governo italiano;
* A tripulação contava com três membros
da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, que
levaram 13 experimentos científicos para serem conduzidos durante o voo;
* Pelo caráter científico da missão, ela
não foi considerada turística;
* Dessa forma, o título de primeiro voo
turístico oficial da Virgin Galactic é da missão Galactic 02, que aconteceu em 10 de agosto;
* A empresa anunciou que, a partir de
então, lançaria um voo espacial comercial por mês, com a missão Galactic 03 decolando em 8 de setembro;
* Em 6 de outubro, foi a vez do voo Galactic 04, seguido do Galactic 05, ocorrido em 2 de
novembro – o último de 2023.
Em uma teleconferência de resultados
apresentada no fim do ano passado, executivos da Virgin Galactic disseram que
os voos do avião espacial VSS Unity vão acontecer de três em três meses a partir
da missão Galactic 06. No segundo trimestre, espera-se o lançamento do voo
Galactic 07.
É possível haver uma terceira missão, a
Galactic 08, em meados do ano, mas Michael Colglazier, presidente-executivo da
empresa, disse que a diretoria ainda não decidiu a respeito.
Viagens ao Espaço da Virgin Galactic Serão Feitas em Outro Veículo
Toda essa reformulação se deve à
necessidade de deslocamento de pessoal e outros recursos para trabalhar nos
novos veículos de classe Delta. Esse novo projeto vai custar, pelo menos, 185
demissões e outras medidas de racionamento financeiro.
Embora o anúncio não tenha fornecido
nenhuma indicação sobre o futuro da espaçonave Unity, Colglazier sugeriu que o
veículo pode ser aposentado. Segundo ele, a empresa já aprendeu tudo o que
precisava sobre as operações de voos espaciais e a experiência de seus clientes
ao longo dos cinco voos comerciais que realizou entre junho e novembro.
“Os objetivos de voo da Unity são
demonstrar nosso sistema, mostrar nossa experiência astronáutica e fornecer
aprendizados para nosso programa Delta”, disse o gestor, revelando que os
custos totais para suportar os voos da Unity superam as receitas mensais
relativamente modestas da empresa.
“O grande movimento que estamos fazendo
aqui é girar os recursos que foram colocados nos voos do Unity e
redirecioná-los para que as naves Delta sejam feitas com o dinheiro que temos
em mãos”, explicou.
Voos Científicos Dão Mais Lucro
Parece que o caráter turístico dos voos
espaciais da Virgin Galactic ficará em segundo plano. Segundo Colglazier, para
os próximos lançamentos, a empresa se concentrará em maiores oportunidades de
receita, o que inclui a pesquisa, que oferece mais retorno financeiro por
assento do que os passageiros privados.
Além disso, os ingressos ficarão mais
caros para os turistas. Atualmente, o preço médio gira em torno de US$450 mil
(o equivalente a mais de R$2,2 milhões). A intenção é que cada assento privado
passe a custar mais de US$1 milhão (quase R$5 milhões).
Colglazier disse que assim que os voos
da Unity terminarem, os funcionários da empresa que trabalham nos veículos no
Espaçoporto América, no Novo México, irão para uma nova fábrica perto de
Phoenix, que a empresa espera concluir no segundo trimestre do ano que vem para
iniciar a montagem dos primeiros veículos da classe Delta.
A Virgin Galactic projetou que os
veículos da classe Delta poderão voar duas vezes por semana, em comparação com
a cadência mensal dos voos Unity. Com os veículos Delta sendo capazes de transportar
seis clientes contra quatro da espaçonave em operação, cada voo do novo
programa pode produzir 12 vezes mais receita por mês do que os atuais.
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