Missão Aditya-L1: Sonda Espacial Indiana Alcançou Finalmente a Órbita Solar Após Quatro Meses de Viagem

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Ontem (06/01), o site 'O TEMPO' publicou uma notícia que merece destaque: a 'Sonda Espacial 'Aditya-L1' da Índia finalmente atingiu a órbita solar após uma jornada de quatro meses. Para obter uma compreensão mais aprofundada dessa conquista, confira os detalhes na matéria abaixo.
 
Pois é, enquanto celebramos mais um feito impressionante da Índia, é inevitável refletir sobre a situação da nossa própria piada espacial (AEB), estagnada que está há décadas no Mundo de Nárnia, só enxergado pelos seus péssimos e incompetentes gestores.
 
Brazilian Space
 
ASTRONOMIA
 
Sonda Indiana Alcança Órbita Solar Após Quatro Meses de Viagem
 
Lançada em setembro, Aditya-L1 transporta uma série de instrumentos para medir e observar as camadas mais externas do Sol
 
Por Agência
Publicado em 6 de janeiro de 2024 - 16h32
Atualizado em 6 de janeiro de 2024 - 16h32
Fonte: Agência France Presse 
Via: Site O TEMPO - https://www.otempo.com.br
 
Foto: Reprodução/TV India
Sonda indiana Aditya-L1.
 
A sonda indiana de observação solar Aditya-L1 alcançou a órbita do Sol neste sábado (6), após uma jornada de quatro meses, e se tornou o mais recente sucesso do ambicioso programa espacial do país mais populoso do mundo em direção ao centro do sistema solar.
 
A sonda Aditya-L1, lançada em setembro, transporta uma série de instrumentos para medir e observar as camadas mais externas do Sol.
 
O ministro indiano de Ciência e Tecnologia, Jitendra Singh, declarou nas redes sociais que a sonda atingiu sua órbita final "para desvendar os mistérios da conexão Sol-Terra".
 
Na década de 1960, os Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia (ESA) enviaram várias sondas ao centro do sistema solar com o programa Pioneer, da NASA.
 
O Japão e China lançaram suas próprias missões de observação solar, mas a partir da órbita terrestre.
 
Aditya-L1 é a primeira missão de um país asiático a entrar em órbita ao redor do Sol.
 
O primeiro-ministro Narendra Modi elogiou o evento, apontando como um novo "marco" no programa espacial da Índia.
 
"Isso é um testemunho da dedicação incansável de nossos cientistas", disse nas redes sociais, "continuaremos explorando novas fronteiras científicas para o benefício da humanidade".
 
Aditya, que significa Sol em hindi, percorreu 1,5 milhão de quilômetros da Terra - apenas 1% da distância entre nosso planeta e a estrela do Sistema Solar.
 
Agora está em um ponto onde as forças gravitacionais dos dois corpos celestes se cancelam, permitindo que permaneça em uma órbita estável ao redor do Sol.
 
O orbitador, que custou US$ 48 milhões, segundo algumas fontes, estudará as ejeções de massa coronal, um fenômeno periódico que resulta em enormes descargas de plasma e energia magnética provenientes da atmosfera do Sol.
 
Essas ejeções são tão poderosas que podem atingir a Terra e perturbar o funcionamento dos satélites.
 
A missão também quer investigar outros fenômenos solares, por meio de imagens e medindo partículas na atmosfera superior do Sol.

Comentários