'Título Cômico' Intitula Nota do INPE Sobre a Primeira Visita do Ano do Presidente da AEB ao Instituto

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma curiosa nota postada ontem (24/12) pelo site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o Ano Espacial do Brasil começou bem com a visita do presidente da nossa Piada Espacial ao Instituto. Entendam melhor essa notícia pela nota abaixo.
 
Rsrsrsrs então entusiastas do BS, sinceramente não entendi o título dessa nota do INPE. O Ano Espacial Brasileiro começou bem como? Na verdade o ano espacial começou bem para a empresa ULA, com o lançamento bem sucedido do Foguete Vulcan Centaur, para a JAXA, com o pouso lunar de sua espaçonave SLIM, para a ESA, com a sensacional descoberta de água congelada no equador marciano pela sua espaçonave MARS Express, para a startup chinesa Orienspace, com o lançamento bem sucedido do foguete GRAVIT-1, entre outros exemplos. Sendo assim, fica a pergunta: O que o Brasil fez de verdade nesse início de ano para ser merecedor de usar a frase que intitula essa nota? Enfim...
 
Uma outra coisa amigos e amigas me chamou a atenção nessa nota do INPE, e eu resolvi destacar em amarelo. Pois então, pela primeira vez eles falaram do até então esquecido Satélite CBERS-5, e pelo visto a ideia deles agora será melhorar a pífia resolução ótica desse satélite sem perder a qualidade das imagens, o que pode significar o desenvolvimento de uma nova câmera brasileira, ou a compra de uma no mercado internacional ou até mesmo o fornecimento de uma câmera por parte dos chineses, vai saber, enfim...
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias 
 
O Ano Começa Bem Para a Área Espacial
 
Visita do Presidente da AEB ao INPE
 
Créditos: Serviço de Relações Institucionais - SEREL
Publicado em 24/01/2024 - 00h00
Atualizado em 24/01/2024 - 08h03
Fonte: Site do INPE - https://www.gov.br/inpe
 
No dia 22 de janeiro de 2024, o Presidente da Agência Espacial Brasileira – AEB, Marco Antonio Chamon, acompanhado pelo Diretor da Diretoria de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi, e Coordenador da Unidade Regional de São José dos Campos, Alexandre Macedo de Oliveira, foram recebidos no INPE, pelo Diretor Clezio Marcos De Nardin, o Coordenador-Geral da Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciências Espaciais, Adenilson Roberto da Silva, Chefe da Divisão de Pequenos Satélites, Antônio Carlos de Oliveira Perreira e o Chefe, Substituto, do Serviço de Relações Institucionais, Alexandre Tomio.
 
Conforme mencionado pelo Presidente da AEB e endossado pelo Diretor do INPE, “(...) o ano começa bem para a área espacial (...)”, como essa reunião de alinhamento e planejamento das duas unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, e que fazem parte do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais - SINDAE, sendo responsáveis em conjunto pela política, pesquisa e desenvolvimento do setor espacial brasileira.
 
Na reunião buscou-se uma maior sinergia nas questões operacionais e como aumentar a eficiência do Programa Espacial Brasileiro, bem como a abrangência das nossas cooperações internacionais, atendendo as parcerias e interesses de Governo e de Estado.
 
Dentre os assuntos abordados, destacou-se o planejamento dos próximos satélites da família CBERS, programa de cooperação tecnológica entre China e Brasil para a produção de satélites de observação da Terra, que serão o CBERS-5 e CBERS-6. O intuito com o satélite CBERS-5 é elevar a resolução ótica sem perder a qualidade. Enquanto que o satélite CBERS-6 contará com o uso de um radar no lugar de câmeras, permitindo o registro de imagens da Amazônia mesmo quando ela estiver encoberta por nuvens.
 
Participantes da reunião AEB e INPE
 

Diretor do INPE Clezio De Nardin e Presidente da AEB Marco Antonio Chamon.

Comentários