Astrobotic Anuncia Que a 'Espaçonave Peregrine' Deverá Colidir com a 'Atmosfera da Terra'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma matéria publicada ontem (15/01) no site “Olhar Digital”, destacando que segundo a empresa Astrobotic a Espaçonave Peregrine irá colidir com a Atmosfera da Terra. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Peregrine Vai Colidir Com a Terra, Diz Empresa Responsável Pelo Módulo
 
Módulo deveria ter pousado na Lua, mas problemas após o lançamento impediram que o Peregrine chegasse ao seu destino
 
Por Lucas Soares
15/01/2024 - 11h24
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
(Imagem: Reprodução/NASA)

O módulo Peregrine deve queimar em direção à Terra. Lançado no último dia 8 com objetivo de chegar à Lua, uma perda drástica de combustível impediu que o plano original fosse mantido. Mesmo com as tentativas de manter o moonlander ativo pelo maior tempo possível, a Astrobotic confirmou neste fim de semana o fracasso da missão.
 
O Que Você Precisa Saber? 
 
* Lançado pela Astrobotic, o Peregrine deveria chegar à Lua;
 
* Um vazamento de combustível impediu a continuidade da missão;
 
* O módulo agora está vindo para a Terra.
 
“Nossa última avaliação mostra agora que a espaçonave está a caminho da Terra, onde provavelmente irá queimar na atmosfera terrestre”, diz a última atualização da Astrobotic no X (antigo Twitter).
 
“A equipe está atualmente avaliando opções e atualizaremos assim que possível”, completou. Não foi informada uma data para quando a nave vai queimar na atmosfera terrestre.
 
O Que Aconteceu Com a Nave Peregrine? 
 
De acordo com a nota, os problemas começaram quando o módulo não conseguiu adequar sua orientação para colocar seus painéis solares virados para o Sol. A estimativa é de que isso ocorreu por problemas na propulsão da nave, lançada no voo inaugural do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance.
 
(Crédito da imagem: Astrobotic)
O módulo lunar Peregrine privado da Astrobotic alcançou a distância da lua em 12 de janeiro de 2024, enquanto os engenheiros lutavam por sua sobrevivência, embora a lua estivesse em uma parte diferente de sua órbita.
 
Mais Sobre a Missão 
 
* A empresa Astrobotic lançou a nave Peregrine na madrugada desta segunda-feira (08), marcando o primeiro lançamento dos EUA à Lua desde a missão Apollo, em 1972;
 
* A Peregrine estava acoplada ao foguete Vulcan, da United Launch Alliance (ULA), uma colaboração entre Lockheed Martin e Boeing, com interesse do Pentágono para futuras missões;
 
* A Peregrine transporta 20 instrumentos científicos e enfrenta oposição do povo Navajo devido ao envio de restos cremados para a Lua, considerada sagrada para povos nativos dos EUA;
 
* A missão integra os programas Artemis e Commercial Lunar Payload Services da NASA, com investimentos previstos para fomentar missões comerciais à Lua.

Comentários