Estudo da 'Euroconsult' Aponta Que os Investimentos Espaciais Governamentais Com Atividades de Defesa em 2023, Superaram os dos 'Programas Para Uso Civil'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicado ontem (23/11) no site “MundoGEO”, destacando que um estudo da Euroconsult aponta que os investimentos espaciais dos governos com Atividades de Defesa em 2023 foram superiores aos de Programas Para Uso Civil. Saibam mais pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
HOME - NOTÍCIAS - ESPACIAL
 
Investimentos Espaciais em Defesa Aumentam em 2023
 
De acordo com a Euroconsult, governos investiram mais na área de segurança e alerta do que em outras aplicações para uso civil
 
Por MundoGEO
23/01/24 - 07h55
Fonte: Site MundoGEO - https://mundogeo.com
 

Os investimentos espaciais dos governos com atividades de Defesa em 2023 foram superiores aos de programas para uso civil. É o que aponta o estudo Government Space Program, organizado pela Euroconsult, consultoria especializada no mercado espacial.
 
Segundo o levantamento, do total de US$ 117 bilhões gastos governamentais em todo o mundo com o espaço no ano passado, US$ 59 bilhões foram destinados a programas de Defesa. Isso mostra uma guinada nos investimentos públicos, já que historicamente os maiores gastos são para atividades civis.
 
De acordo com a Euroconsult, essa mudança tem relação com a escalada global de tensões geopolíticas, notadamente os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Não por acaso os principais investimento de Defesa foram destinados para sistemas de segurança e alerta.
 
“O estudo confirma que os governos estão firmemente comprometidos em aumentar seus orçamentos espaciais e aprimorar suas capacidades em órbita. Isso é verdade para os principais exploradores do espaço, mas também se estende a um número cada vez maior de países que estão entrando no setor espacial, buscando aproveitar os diversos benefícios socioeconômicos que ele oferece”, comenta a consultora da Euroconsult, Charlotte Croison.

Comentários