IAE Realiza Qualificação Estrutural do Sara Suborbital

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/11) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que visando o lançamento do “Sara Suborbital” previsto para acontecer nos meses finais de 2012, foi realizada pela Divisão de Integração e Ensaios do IAE (AIE) o ensaio dinâmico da estrutura completa desta plataforma espacial.

Duda Falcão

Qualificação Estrutural do Sara Suborbital

Campo Montenegro
30/11/2011

Visando o vôo do veículo VS-40/Sara Suborbital a ser realizado em finais de 2012, a Divisão de Integração e Ensaios do IAE (AIE) realizou o ensaio dinâmico da estrutura completa do Sara Suborbital entre os dias 22 e 26 de novembro de 2011. O ensaio foi acompanhado pelo Grupo de Projeto do Sara, pertencente á Divisão de Sistemas Espaciais (ASE).

No ensaio, depois de realizadas as assinaturas, foram aplicadas as cargas de qualificação estrutural no regime senoidal e no regime aleatório. Segundo o gerente do projeto, Luís Loures, os resultados foram satisfatórios: “- Estamos 95% satisfeitos com os resultados do ensaio, pois o comportamento geral do veículo SARA foi muito bom, correspondendo aos nossos cálculos teóricos, restando apenas alguns pequenos ajustes em problemas pontuais encontrados”. Na opinião do Dr. Loures, nada que preocupe: “- De fato, ensaios de qualificação servem para isso mesmo, ou seja, para garantir que o projeto possa convergir para uma solução confiável e segura”.

Na seqüência do desenvolvimento, o modelo de qualificação do SARA deverá sofrer ainda outro ensaio de vibração, agora com a eletrônica “viva”. “- O próximo passo só poderia ser realizado depois que tivéssemos a certeza de que não ocorreriam problemas estruturais que pudessem danificar a eletrônica embarcada e essa certeza foi alcançada com o ensaio realizado”.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (IAE)

Comentário: Essa é sem sombra de dúvidas nos últimos meses a semana das boas notícias dentro do Programa Espacial Brasileiro. O projeto SARA que é dividido em quatro etapas, sendo duas suborbitais e duas orbitais, em conjunto com os projetos dos motores-foguetes líquidos (L5, L15 e L75), o motor-foguete sólido S-50, os Veículos Lançadores de Satélite VLS-1 e VLM-1, os foguetes de sondagem VS-15 e VS-50, o Projeto SIA como um todo e o Projeto SAMF "Sistema de Alimentação de Motor Foguete", são atualmente os principais projetos em andamento no âmbito do IAE e de suma importância para que o Brasil possa definitivamente alcançar o domínio completo da tecnologia espacial na área de acesso ao espaço. Vale citar que durante a realização do “5º SePP&D”, ocorrido em abril desse ano, o representante do projeto SARA disse aos presentes que já existe um estudo em andamento (uma espécie de quinta etapa) para possibilitar o acoplamento entre a SARA e um outro objeto em orbita, deixando a todos agradavelmente surpresos com os objetivos deste projeto. Por enquanto estamos ainda na primeira fase do projeto que é suborbital e avançando na medida do possível. Avante IAE.

Comentários

  1. Aguardando ansiosamente o lançamento da primeira missão. Espero que seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael!

    Todos nós estamos e o sucesso dessa missão poderá ajudar a melhorar a imagem do PEB junto a nossa sociedade. Imagem esta que precisa melhorar para que assim os energúmenos de Brasília comecem a dar a prioridade política e financeira que a programa necessita.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. O SARA é muito parecido com veiculo de reentrada atmosférica Mk 6 que trasportava uma ogiva nuclear de 9 megaton ,lançado por míssil LGM-25C Titan II , sei que este tipo de veículos de reentrada tem muita pouca variação ,por questões técnicas , mas é algo que eu já ouvi falar que O SARA na verdade quando surgiu o projeto tinha fins militares .

    A foto do Mk 6
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Mk_6.jpg

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Titan_missile_from_above_-_Titan_Missile_Museum.jpg

    Abraços .

    ResponderExcluir
  4. Olá André!

    Olha, não sou um especialista no assunto, mas certamente amigo uma cápsula que carrega ogiva nuclear pode até ter o mesmo formato aerodinâmico, mas a sua concepção interna é completamente diferente de uma cápsula espacial criada para carregar experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de microgravidade. São coisas completamente diferente e com objetivos distintos. Agora, se a mesma foi criada com esse objetivo inicialmente, eu sinceramente não acredito, pois se assim fosse não teria a concepção que tem desde que foi apresentada pela primeira vez, creio que por volta da segunda metade da década de 90.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. O sara é a base para tudo...desde ogiva até para missão tripulada.

    sds

    ResponderExcluir
  6. Bom Benito!

    Olhando por esse lado, sim, já que toda tecnologia espacial ela é dual, onde quer que a mesma seja desenvolvida. Mas espero que esse não seja o objetivo real desse projeto. Basta sabermos como fazer, não precisamos ir as vias de fato.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário