NTA Divulga Informações das Atividades do Projeto LUNA-1
Olá leitor!
O informativo “Tecnologia em Foco” editado pelo “Núcleo de Tecnologia do Agreste (NTA)” publicou recentemente uma nota com informações sobre as atividades que estão sendo planejadas e realizadas para o lançamento do foguete “LUNA 1”, parte integrante do projeto desta instituição participante da competição internacional “N-PRIZE”. Abaixo segue a nota em questão.
Duda Falcão
O jornalista Tom D’ Veiga da “Revista Rolling Stone” veio de São Paulo fazer uma reportagem com o NTA, sobre um dos quatro projetos brasileiros participantes da competição internacional N-Prize organizada pelo Reino Unido.
O foguete “LUNA 1” terá a difícil missão de colocar em órbita terrestre, na Mesosfera, a 100 km de altitude, um femtosatélite de aproximadamente 20 gramas, realizar nove orbitas em torno da Terra, entrando em um ambiente com temperaturas de menos de 65º graus negativos e tudo isto com apenas L$ 999,9 libras esterlinas.
O NTA realizou no dia 18/11/2012 uma palestra no “Colégio Estadual Getulio D’ Andrade Lima” (localizado na cidade de Bezerros), para 300 alunos e vários professores, onde então foi realizada uma parceria com a gestora deste colégio, Professora Lucinda Torres do Nascimento, tendo como objetivo a participação dos alunos desta prestigiada instituição de ensino de Bezerros no projeto e construção do foguete lançador LUNA 1.
Na ocasião, o jornalista Tom D’ Veiga falou aos alunos sobre a importância deste projeto e o motivo que o levou a Bezerros para realizar a reportagem para a revista.
No dia 29/07/2012 (data marcada para o lançamento), o foguete será lançado de uma plataforma náutica, localizada a 30 km da costa pernambucana, com o apoio do Coronel Neyff de Sousa (responsável pelas questões náuticas do NTA) na presença da cientista brasileira Drª Rosaly Lopes, vice-diretora da Secão de Ciencias Planetárias do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, que é a 'Madrinha' dos projetos do NTA.
Também já está confirmada à presença do fundador da competição internacional N-Prize, Paul Dear, entre outras personalidades e cientistas. Será mais um grande marco para a tecnologia de Bezerros (PE) e do Brasil.
Evento: Lançamento do foguete LUNA-1 da Competição N-PRIZE
Data: 29/07/2012
Local: Plataforma náutica localizada a 30 km da costa pernambucana
Carga Útil: Femtosatélite SCF 1 (nomeado em homenagem póstuma ao cientista da NASA nascido em Bezerros e falecido em abril de 2007, Dr. Samuel Cunha Filho)
Professor Marcos Luna
Coordenador dos Projetos Itinerantes
nas Escolas parceiras do NTA.
Obs: Abaixo trago para o leitor uma entrevista do jornalista Heinz Wolff com o fundador da competição internacional N-Prize, Paul Dear.
Fonte: Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA)
Olá!
ResponderExcluirMuito boa a iniciativa do NTA. Parabéns!
Mas só queria retificar um pequeno erro na reportagem.
"... um microsatélite de aproximadamente 20 kg..."
Na verdade é um femtosatélite com uma massa que pode variar 9 a 19,99 gramas, ao invés de 20 kg.
http://www.n-prize.com/
Abraço.
Olá Carlos!
ResponderExcluirAgradeço pela correção e vou alterará-la.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)