Audiência Pública Debaterá Novas Posições de Satélites

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma notícia postada dia (25/11) no site da “Agência Senado” destacando que uma Audiência Pública no Senado debaterá novas posições de satélites para ampliar Banda Larga.

Duda Falcão

COMISSÕES / CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Audiência Pública Debaterá Novas Posições
de Satélites para Ampliar Banda Larga

Paola Lima / Agência Senado
25/11/2011 - 15h48

A política espacial brasileira será tema de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), na próxima quinta-feira (1º). O debate tem o intuito de discutir as licitações de posições orbitais de satélites brasileiros como forma de ampliar o alcance das novas tecnologias, principalmente a banda larga, para abranger regiões menos desenvolvidas do país como o Norte e o Nordeste. A iniciativa é dos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), presidente da comissão, e Gim Argello (PTB-DF).

Em 2011, o Brasil promoveu o leilão de quatro posições orbitais para satélites de comunicação, voltados principalmente para o Norte do país, garantindo a ampliação da banda larga em regiões como a Amazônia. A expectativa é de que, em 2012, novos leilões ocorram, beneficiando desta vez o Nordeste do país.

- Hoje o Brasil precisa de uma política sólida de em matéria de comunicação e a política espacial brasileira não pode ficar de fora. Também devemos discutir a estrutura da Agência Espacial Brasileira (AEB), pois não há que se permitir que tamanhas responsabilidades sejam tocadas sem a devida estrutura - explicou Eduardo Braga na justificativa do requerimento para audiência pública.

Para discutir o assunto foram convidados ao Senado o presidente da AEB, Marcos Antônio Raupp; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista Rezende; e o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Satélite (Abrasat), Manoel Almeida.

A reunião está marcada para as 9h, no Plenário 9 da Ala Alexandre Costa.


Fonte: Site da Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial